quarta-feira, 24 de março de 2010

Futebol, Calma e Cautela

Leiam Matéria de Willian Fernandes (em intálico) sobre a criação do novo time chapadinhense depois volto comentando.

Foram escolhidos ontem(22 de Março), em reunião realizada no auditório do Chapadinhense Hotel, o nome, a mascote e parte da diretoria do mais novo time de futebol do Maranhão: o 29 de Março, que tem como mascote o gavião e como primeiro presidente, o advogado Raimundo Ferreira Marques, ex-secretário de segurança do estado e ex-presidente da OAB-MA.

As escolhas foram feitas por aclamação. Mais de 50 pessoas participaram da reunião. Entre os presentes havia empresários, servidores públicos e simples torcedores que querem ver o esporte de Chapadinha retornando ao noticiário esportivo do País de cabeça erguida.

Após vários pronunciados, alguns emocionados, outros mais realistas tratando de prevenir sobre as dificuldades de se manter um time de futebol profissional, foi realizada a votação para a escolha do nome do time, da mascote e de alguns nomes para a composição da primeira diretoria da associação.

Para nome do time havia como opções 29 de março, Juventus, Chapadinhense e 7 de Setembro. 29 de Março foi o mais votado, com o Juventus ficando em segundo lugar.

Entre os candidatos a mascote havia Carcará, Águia, Gavião, Jegue, Corrupião, Gato Maracajá, entre outros. Gavião ficou em primeiro lugar, com o carcará ficando em segundo.
Para a formação da diretoria, os presentes optaram por escolher apenas os quatro primeiros nomes, ficando da seguinte maneira: Presidente – Raimundo Ferreira Marques (Advogado)
Vice: Ducilene Pontes Cordeiro – 46 anos (empresária); 1º secretário – Francejane Magalhães Gomes – 46 anos (empresário); 2º secretário – Delmar Carneirio Pessoa – 67 anos (servidor público).
Raimundo Marques não pode comparecer à reunião, mas foi representado pelo filho Carlos Henrique, que afirmou o interesse do pai em contribuir com a equipe.

O restante da diretoria será escolhido na próxima reunião, que deverá acontecer na próxima sexta, 26, no auditório do Chapadinhense Hotel, a partir das 19h30. O movimento para a criação da nova equipe foi encabeçado pelo ex-técnico do Galo da Chapada, Edmílson Santos, que também foi um dos cabeças da fundação da primeira equipe profissional da cidade.

O objetivo de fundar uma nova equipe, é de suprir a lacuna deixada pela equipe do Chapadinha FC, o “Galo da Chapada”, que representou a cidade no campeonato estadual durante 8 anos.

O nome do time será Associação Atlética 29 de Março, uma homenagem à data de emancipação política do município de Chapadinha. As cores serão as mesmas da bandeira do município: azul e branca.

A diretoria pretende contar com o apoio do empresariado local e do poder público municipal para manter o time. Outras fontes de renda serão as vendas de produtos com a marca do clube e a realização de bingos, além, é claro, da renda dos jogos realizados no estádio Lucídio Frazão.

Comentário Nosso:
A escolha dos membros da primeira diretoria que tem no comando do advogado Raimundo Marques o respeito e a credibilidade que empreitada exige, parece ter contemplado diversos seguimentos políticos e apresenta, portanto, a diversidade necessária para que o time não passe a ser visto como pertencente a determinada agremiação e possa contar com o apoio de todos. Mas, sem nenhum demérito por isso, são pessoas com participação política notória. O que pode ensejar lutas futuras pelo controle do clube. Além conter certa afobação em colocar o time logo pra disputar certames oficiais sem o devido preparo, os responsáveis pelo 29 de Março devem estudar formas de evitar lutas políticas dentro do clube. No mais é louvar e apoiar a iniciativa.


Nenhum comentário: