quarta-feira, 17 de março de 2010

Dilma Avança Contra Serra e Lula tem Aprovação Recorde


Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para cinco pontos agora. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

Os Números de Lula

A mesma pesquisa feita pelo Ibope mostra avaliação positiva recorde do governo Lula: 75% dos entrevistados disseram que a gestão é ótima ou boa. Na pesquisa anterior, de dezembro passado, o percentual era de 72%. O governo foi avaliado como regular por 19% e ruim ou péssimo por 5% das pessoas ouvidas.

A maneira de governar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aprovada por 83% dos eleitores pesquisados. Ainda segundo o levantamento, 77% dos entrevistados disseram confiar no presidente, praticamente o mesmo percentual registrado em dezembro passado (78%, um ponto percentual a mais).

Cresceu a percepção de que o segundo mandato está sendo melhor do que o primeiro, para 49% dos entrevistados. A aprovação da atuação do governo Lula aumentou em seis das nove áreas pesquisadas.

O percentual de desaprovação superou o de aprovação em três áreas: saúde, segurança pública e impostos.Na área de Saúde, a taxa de desaprovação caiu de 57% para 51% e a aprovação subiu de 41% para 47% - a diferença é um saldo negativo de 4 pontos percentuais.

Nenhum comentário: