quarta-feira, 29 de maio de 2019

Todos os Detalhes: Procuradoria Eleitoral Pede Condenação de Belezinha por Compra de Votos



Em parecer publicado na tarde de hoje, o Ministério Público Eleitoral se manifestou pela validade da gravação que flagrou Aluísio Santos comprando votos para a então candidata Belezinha e pela condenação de ambos.

Em 13 páginas a Procuradoria Eleitoral produziu um parecer contundente contra a ex-prefeita e o ex-secretário e homem forte de seu governo Aluísio Santos. “Restou demonstrado que o então Secretário Aluízio Souza Santos, ora recorrido, prometeu e efetivamente entregou à eleitora I C S (o blog divulga só as iniciais evitar exposição desnecessária a eleitora) materiais de construção para reforma da casa da eleitora em troca não só do voto da aliciada, mas também da sua força de trabalho para captação de seus familiares e de colegas de trabalho”, reconhece a procuradoria do Tribunal Superior Eleitoral.

Depois de reproduzir todo o diálogo, o Procurador ainda enquadrou o caso como abuso de poder econômico. “Apesar de ocorrida no recinto de uma residência, tinha potencial para atingir outros eleitores – especialmente vizinhos – que se encontrassem nas mesmas condições de dificuldades financeiras daquela que foi efetivamente cooptada, notadamente porque, conforme afirmado pelos próprios recorrentes e pelas demais testemunhas do caso, ALUIZIO SOUZA SANTOS andava em comitiva entrando em diversas casas da localidade”, reiterou o procurador de Brasília.

Ao final o Ministério Público foi enfático em considerar a prova da gravação como válida e pediu a condenação de Aluísio e Belezinha. “Diante do exposto, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo provimento do agravo e consequente provimento ao recurso especial para que, reconhecendo-se a licitude da gravação ambiental, seja reformado o acórdão recorrido e restabelecida a sentença condenatória”, concluiu o Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros.

Depois do parecer da procuradoria eleitoral, o processo começa com a relatoria do Ministro Luís Roberto Barroso e a expectativa é que até setembro esteja concluído.  
 

Nenhum comentário: