quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Alianças, Antipatias e Comparações Vão Definir as Eleições 2020 em Chapadinha


As centenas ou milhares de fatores que podem definir a vitória deste ou daquele candidato a prefeito em Chapadinha em 2020, podemos aglutinar em três pontos centrais: alianças, antipatias e comparações.

As alianças seriam os apoios de grupos ou personalidades com atuação e inserção em eleições passadas ou potencial para somar votos às candidaturas. Este item entra na lógica que na matemática da política a soma e a multiplicação ainda são as operações que contam.

Contudo, o cálculo na política não costuma ser tão exato assim. Muitas vezes um determinado líder que teve votação X em pleito anterior não consegue entregar nem metade de X porque seu eleitorado não o acompanhou na decisão, por exemplo.

Ao mesmo passo em que conquistam mentes e corações para o bem, os atores políticos – em governos ou fora deles – também acumulam maus sentimentos e aversões. Essa antipatia (que nem precisa ser motivada por fato concreto ou grave falha e que, quase sempre, a arrogância política se nega enxergar) aparece nas pesquisas como rejeição, e quando extrapola certo limite é caminho de derrota.

Em todo processo eleitoral se observa tudo, da postura pública à intimidade familiar dos postulantes, nada escapa da análise de quem vai votar. Como no caso de Chapadinha, ao que tudo indica, teremos dois velhos conhecidos da população polarizando a disputa, a comparação será inevitável e, até pela facilidade de ser feita, terá assombroso peso entre os demais fatores.         


Nenhum comentário: