quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Desmontando o Mito: Imprensa e Moradores de Colatina Detonam Sergio Meneguelli



O prefeito Sérgio Meneguelli, de Colatina-ES que ganhou fama nacional aparecendo em vídeos executando obras com as próprias mãos, participando de mutirões, cortando gastos e mantendo aparente vida simples, sem sinais de riqueza e se tornou uma espécie de prefeito ideal para resolver os problemas de qualquer cidade e até do Brasil chegando à presidência, começa a perder a unanimidade em torno de seu mito.

A imprensa estadual e local há algum tempo apontam mazelas da cidade e contradições do prefeito também começam a ter destaque nacional colocando dúvida na perfeição de Meneguelli.

Obras paradas, abandono na saúde, aumento do próprio salário junto com o de vereadores, irregularidades em licitações e até superfaturamento estão entre as denúncias contra Sérgio Meneguelli.

O site “Na Mídia News” do Espirito Santo, trata Meneguelli como prefeito fake e marqueteiro” e divulga reclamações de populares. “Quem conhece Sérgio Meneguelli pelos vídeos e fotos fakes que divulga nas redes sociais, acredita que ele é um bom administrador, o que não passa de uma grande mentira. Colatina está jogada às traças, em situação precária”, reclama Juvenal Reis dos Santos.

“Ele é muito bom para fazer marketing quando lhe interessa. Quando está em jogo seus interesses ele se esconde. Se fosse o bom prefeito que falam, já teria vetado o aumento concedido aos vereadores e a ele próprio e não necessitaria de o povo ir às ruas para pressionar”, disse.

 Na mesma reportagem o fato do município de 120 mil habitantes contar com apenas duas ambulâncias também é questionado: “Em Colatina faltam medicamentos e médicos nos postos de saúde, as consultas com especialistas demoram uma eternidade para serem marcadas, o transporte para doentes está sucateado e não é suficiente para atender a demanda, deixando muitos cidadãos sem atendimento e existem apenas duas ambulâncias para atender uma população de 120 mil pessoas”. ““Essa é a verdadeira face de Colatina. A face oculta, que o prefeito não divulga nos seus vídeos””, enfatiza Antônio Carlos, um vendedor e morador da cidade ouvido.

A página Colatina News também fala de um contrato entre o município a Santa Casa que prejudicou a população e fez com que o Ministério Público tivesse que intervir. “O atendimento precário à saúde em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, em virtude da falta de investimento por parte da administração municipal, poderá ficar ainda mais precária depois da decisão do prefeito Sérgio Meneguelli de não renovar contrato de prestação de serviço com a Santa Casa de Misericórdia”, diz o site.

Segundo o Colatina News, para tentar evitar que a situação do Município na área de saúde fique ainda pior, a direção da Santa Casa avisou ao prefeito municipal, que se não houver uma definição sobre a renovação do contrato de prestação de serviços em vários setores da saúde, o hospital encerrará os atendimentos que ainda são feitos.

Com o fim do contrato a Santa Casa de Misericórdia de Colatina suspendeu uma série de procedimentos, dentre os quais consultas de várias especialidades, cirurgias em geral, exames de colonoscopia, mamografia, endoscopia, dentre outros.

Fontes Luminosas por 2,2 milhões
A Coluna Bastidores da Folha de Vitória e assinada pela Jornalista Luana Damasceno que cobre os meandros da política capixaba estranha o valor de Fontes Luminosas de Meneguelli.

“Se a resposta for com base no conteúdo das redes sociais do prefeito, adjetivos como bondoso, popular e generoso poderiam descrevê-lo muito bem. Meneguelli aparece com a mão na massa e faz questão de divulgar a satisfação em realizar trabalhos como pinturas de casas de moradores, plantação de árvores e instalação de enfeites para o Natal. Até aí, ponto para o prefeito…Realmente um diferencial que o coloca em posição de destaque entre os líderes dos executivos municipais do Estado.

Mas…
Nos últimos dias, o prefeito tem protagonizado um episódio um tanto polêmico. Sempre empenhado em embelezar a “Princesinha do Norte”, Meneguelli propôs a construção de três fontes luminosas na cidade.

Valor
A empreitada parece simples e positiva (afinal, quem não quer ver o local onde se vive mais bonito?). Porém, o preço da beleza neste caso é de 2 milhões e 200 mil reais.

Ministério Público
O Ministério Público chegou a ajuizar ação para bloquear as contas da Prefeitura de Colatina referentes às obras da fonte. O promotor Marcelo Ferraz Volpato pede que os recursos sejam aplicados nas reformas das unidades escolares e de abrigos para menores e ainda no pagamento de mensalidades atrasadas para o Lar Irmã Scheila.

Licitação
Apesar da ação do MP, a licitação para a obra foi assinada pelo prefeito na última sexta-feira. De fato, Meneguelli persiste na ideia porque tem parte do apoio da população, o que não impediu que também houvesse uma chuva de críticas por parte de moradores que apontaram muitas outras prioridades para a cidade, principalmente nas áreas de saúde e educação”.

Prudência e Cautela
As denúncias podem ter partido de opositores do prefeito Meneguelli e, ainda que verdadeiras as reclamações, ele ainda pode ser considerado um bom prefeito e tal julgamento cabe a seus conterrâneos que conhecem de perto a realidade. Nós que estamos de longe devemos ter prudência de não prejulgar por conta das denúncias da imprensa ou moradores e redobrar a cautela para não escolher mais um falso Salvador da Pátria, se é que existe Salvador da Pátria verdadeiro. 

Link das Matérias 








Nenhum comentário: