quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Dra. Thaiza Conclama à Conscientização pelo Aleitamento Materno


 

Na volta das atividades presenciais da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Dra. Thaiza usou a tribuna para destacar o Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A parlamentar frisou as campanhas encabeçadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Governo do Maranhão.

 

"Primeiramente quero destacar a atuação da Sociedade Brasileiras de Pediatria (SBP), especialidade da minha carreira como médica, e que tem um importante papel na conscientização das mães para manter a amamentação, realizando lives, curso EAD, podcasts, publicação de vídeos com depoimentos de pediatras e de mães. Nós médicos temos o dever de difundir o que estudos científicos já comprovam quanto aos benefícios do aleitamento materno", disse Dra. Thaiza.

 

A deputada, que é médica pediatra, disse que a amamentação intensifica o vínculo entre mãe e filho, é a forma mais econômica e eficaz para se prevenir doenças, além da redução de danos ao meio ambiente e gastos do estado com internações.

 

Segundo dados da SBP, atualmente, em todo o país, 823 mil mortes de crianças e 20 mil de mães – em decorrência do câncer de mama, principalmente – são evitadas pelo aleitamento materno. Dra. Thaiza também destacou a iniciativa do governo do estado.

 

"O governo do estado também lançou sua campanha local, porque entende a importância dessa prática, que, além da amamentação, incluiu mais uma necessidade que é a erradicação do sub-registro civil de nascimento, ambas estratégias voltadas para a garantia de nutrição e desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Ou seja, o governador Flávio Dino decidiu em uma só campanha de proteção à primeira infância, realizar ações conjuntas das secretarias de saúde, desenvolvimento social, educação, direitos humanos e participação popular, pelo bem das nossas crianças", disse a deputada.

Nenhum comentário: