terça-feira, 25 de junho de 2024

Magno Ausente: Dificuldades ou Estratégia?


 

Quando Higor desistiu, depois da surpresa geral, a consolidação de Magno Bacelar como nome pra enfrentar Belezinha parecia resultado natural. Até agora não foi!

Ao invés de avançar, Magno recuou, praticamente deixou de fazer política: se afastou da cidade, não visitou mais ninguém e até uma campanha de marketing que colocava nas redes foi suspensa.

O motivo da postura do ex-prefeito é até difícil de entender. Poderia ser dificuldade na justiça, mas tais barreiras Magno sempre teve e as superou; pode ser avaliação com base em pesquisa que eventual rejeição o tira do jogo, mas Bacelar já enfrentou outras situações adversas; ou pode ser estratégia de adiar a campanha pra entrar com tudo no momento certo, mas esse tempo certo pode estar passando.

Resultado é que outras pré-candidaturas se mantém, outros nomes se movimentam no limite de não haver tempo nem jeito político para desistências e a incerteza acabrunha a oposição.

Magno é um político vitorioso e experiente, ele pode estar tramando uma jogada genial e infalível, porém, tudo está mais com cara do inverso.

Vamos ver o que acontece!   

sábado, 22 de junho de 2024

Sem Divulgação Oficial: Bolsonarista Belezinha Vai a Evento de Lula

Belezinha no Evento de Lula

 

Adepta da maior exposição possível em suas redes sociais particulares e páginas oficiais do município, a prefeita Belezinha simplesmente omitiu sua participação no evento do presidente Lula no Maranhão.

Considerada a prefeita mais bolsonarista do Maranhão, Belezinha esteve na Avenida Litorânea, para a assinatura de ordem de serviço para construção de novo trecho do Avenida Litorânea e divulgação de outras iniciativas do governo Lula no Maranhão.

Acompanhada da vereadora Nildinha Teles, Belezinha chegou a gravar um vídeo curto dizendo que ia para o evento do Lula.

No evento, com cara de “poucos amigos”, Belezinha não quis postar fotos nem vídeos, mas foi flagrada pelo Blog.

Desta forma Belezinha demostra que não consegue ficar à vontade em eventos lulistas e mantém aversão ao presidente.

Nildinha e Belezinha no Evento Lulista


terça-feira, 18 de junho de 2024

Belezinha Tem Contas de 2021 Reprovadas pelo TCE


 O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) manteve a desaprovação das contas do exercício financeiro de 2021 da prefeita de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro, e do pregoeiro Luciano de Souza Gomes. A decisão foi publicada na edição nº 2563/2024 do Diário Oficial Eletrônico do TCE-MA desta segunda-feira (17), confirmando o Acórdão PL-TCE nº 288/2023.

O processo nº 5840/2021 trata de uma representação que levou à desaprovação das contas do município de Chapadinha relativas ao exercício financeiro de 2021. Maria Ducilene Pontes Cordeiro, prefeita de Chapadinha, e Luciano de Souza Gomes, pregoeiro, recorreram da decisão do Acórdão PL-TCE nº 288/2023, solicitando um recurso de reconsideração.

O relator do processo, Conselheiro-Substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa, conheceu o recurso por atender aos requisitos de admissibilidade, mas negou-lhe provimento. As justificativas oferecidas pelos recorrentes não foram suficientes para modificar o mérito das irregularidades que motivaram a decisão inicial.

Blog do Domingos Costa



Tio Peres: O Que se Sabe e as Dúvidas que Restam

Lei Municipal Retirando o nome de Joaquim Peres da Silva

 

O governo municipal retirou parte da capa de mistério que evolve a nova creche ao esclarecer a homenagem secreta a Joaquim Peres da Silva. Tio Peres foi um educador da cidade de Tutóia, falecido há 60 e pai do ex-prefeito e ex-deputado Irineu Veras Galvão.

Joaquim Peres tem (entre filhos, netos e bisnetos) familiares morando em Chapadinha que desempenharam funções de destaque e mantém conduta respeitável na comunidade.

Já com relação à constituição, habilitação no MEC e funcionamento da instituição em si, muitas dúvidas continuam e despertaram interesse de parlamentares.

As vereadoras Vera Lúcia e Mônica Pontes estiveram na Secretaria de Educação procurando documentos e informações relativos à creche Tio Peres e muito pouco teria sido informado.

De acordo com as parlamentares a documentação de matrículas apresentada a escola Joaquim Peres da Silva ainda tem endereço na localidade São Joaquim, com 9 alunos matriculados, apesar de lei municipal haver mudado o nome. Veja documento acima. 

Sobre a mudança de nome para Francisco Rodrigues da Silva, técnicos não teriam explicado por que não haver sido efetivada. A respeito da lei de criação, ainda segundo as vereadores, foi dito que uma lei federal teria retirado a exigência de aprovação da câmara e que bastava a aprovação pelo Conselho de Educação.

As vereadoras foram também à sede do Conselho, mas não conseguiram informações.

Como se vê, apesar da narrativa adotada pelo governo Belezinha, os questionamentos sobre a creche Tio Peres vão muito além da identificação do homenageado e uma gestão que já protagonizou episódios suspeitos como a fraude do Covidão, Bolsa Família, EJA e SAMU não pode estranhar fiscalização.  


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Encontro da Federação Fortalece União das Oposições de Chapadinha


 

Com objetivo de debater a conjuntura política municipal e defender a unidade das oposições de Chapadinha, a Federação Brasil da Esperança, comandada pelos partidos PT e PC do B, promoveu um encontro no Chapadinhense Hotel, na última sexta-feira, dia 14.

Presentes todos os pré-candidatos a prefeito, o evento foi avaliado como um sucesso porque todos os pré-candidatos reiteraram defender a união de forças.

Dr. Talvane, Josenildo Garreto, Márcia Gomes, Dr. Magno e Aldy Júnior tiveram 10 minutos para defender suas propostas e depois das falas o microfone foi aberto para a plenária que era composta, em maioria, por pré-candidatos a vereador e militantes políticos que acompanharam a palavra de ordem da unidade das forças.

Na fala dos pré-candidatos, a prefeito Dr. Talvane reafirmou que não teria restrição, que apoiaria qualquer um dentro os demais nomes da oposição e sugeriu a realização de pesquisa como critério de escolhas.

No momento aberto à plenária o ex-secretário Paiva destacou “que a prefeita Belezinha e o grupo do poder não temia nenhum nome em especial, mas tinha pânico da união entre eles”, disse pedindo que todos de mãos dadas tirassem a foto que ilustra esse texto.

Como natural em debates políticos, o encontro não deixou de ter alfinetadas e embates de bastidores que nem de longe desviaram o foco e que serão tema de outros textos.  

Por fim, bem-sucedido na tarefa de manifestar às lideranças o desejo das bases e do eleitorado de oposição em favor da união, o encontro promovido pela Federação foi o primeiro passo para consolidar o clamor por uma oposição unificada.

sábado, 15 de junho de 2024

Quem Foi Tio Peres e as Novas Suspeitas de Uso de Dados Falsos


 

Após a prefeitura anunciar a inauguração oficial da creche do Areal, que fica próximo ao estádio Lucídio Frazão, algumas pessoas começaram a indagar quem seria a personalidade homenageada com o nome do estabelecimento. Com o nome de Creche Tio Peres, o prédio homenagearia uma pessoa chamada de Joaquim Peres da Silva.

Mas quem teria sido Joaquim Peres da Silva? Perguntou-se em redes sociais, ninguém respondeu. Este blog enviou mensagem ao presidente da Câmara vereador Antonio Tote e para a secretária de educação Nara Macedo, nenhum respondeu quem seria o “Tio Peres”.

A despretensiosa pergunta sobre o homenageado intrigava pela falta de resposta, algo como estranhar escolha de um nome que entre apoiadores, vereadores, passando pelo presidente da Câmara e pela secretária de educação, que ninguém absoluta ninguém soube dizer de quem se trata, subiu de patamar quando encontramos – em pesquisa – uma escola da Zona Rural do município de Chapadinha com o mesmo nome de Joaquim Peres da Silva. Veja, abaixo, recorte do Inep

Para o MEC a Escola Joaquim Peres na Zona Rural


Nos dados do MEC a Joaquim Peres da Silva aparece com endereço na localidade São Joaquim. Chapadinha teria duas escolas com o mesmo nome? Calma a confusão vai aumentar.

Em busca no site da Câmara não encontramos nenhuma lei criando a creche, mas localizamos um projeto de lei e depois lei sancionada pela prefeita mudando o nome da escola Joaquim Peres. Em 25 de maio de 2022, a vereadora Marinete entrou com projeto de lei mudando o nome da escola do São Joaquim para Francisco Rodrigues da Silva e nas justificativas reiterou que o nome de Peres era totalmente desconhecido. “Vele destacar, que a atual escola, recebeu o nome de Joaquim Peres. Não se sabe o porque e nem a origem. De acordo com relatos de moradores, o atual homenageado nunca teve qualquer relação com a comunidade nem alguém de sua família”, relatou a vereadora Marinete. Recorte do Projeto de Lei abaixo. 

Vereadora Marinete Desconhece Joaquim Peres


Projeto aprovada pela Câmara, a antiga escola Joaquim Peres mudou e deixou de existir pela lei nº 1382 que foi sancionada pela prefeita Belezinha em 14 de dezembro de 2022.

Prefeita Sanciona Mudança de Nome


Nossa reportagem mandou mensagem para a secretária Nara Macedo, de Educação, e para o presidente da Câmara, vereador Antonio Tote e não teve respostas de nenhum dos dois, embora tenham visualizado as indagações.

Assim, a inauguração da esperada creche que poderia ensejar homenagem a alguém como (por exemplo) o ex-vice-prefeito Edmilson Conrado Pinto falecido recentemente, optam por personalidade que ninguém sabe quem foi, que nominava uma escola que sofreu alteração justamente pelo desconhecimento do homenageado, que com a mudança de nome teria sido oficialmente extinta e que, por fim, levantam novas dúvidas sobre as repetidas inserções de dados falsos nos sistemas federais.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Edmilson Conrado Pinto: Um Chapadinhense Essencial


 

No final da tarde desta quinta-feira, dia 06 de junho, Chapadinha perdeu uma das personalidades mais importantes de sua história. Edmilson Conrado Pinto atuou como vereador, vice-prefeito, secretário municipal e dirigente partidário, mas o que ele foi mesmo foi uma pessoa descente em tudo o que fez e cordial sob todas as coisas.

Em época de ditadura, quando a ARENA governista era imposta às lideranças, ele foi a cara do MDB da resistência e em seguida foi fundador do PT na Região.

Conrado Pinto foi destes homens essenciais, com alma de herói cotidiano. Afável, prudente e justo, que sua trajetória de vida digna vai precisar ser recontada várias vezes, para que nunca ignoremos ou esqueçamos de seu exemplo.  

Edmilson Conrado Pinto Presente!!!

Pela Unidade: Federação Promove Reunião da Oposição


 

Mantendo a linha em favor da unidade das oposições, a Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PC do B e PV, promove uma reunião e convida todas as lideranças contrárias à prefeita bolsonarista Ducilene Belezinha para o debate.

A reunião vai acontecer às 17 horas da sexta-feira dia 7 de junho, no auditório do Chapadinhense Hotel.

Durante a plenária cada força política deve se posicionar sobre o cenário eleitoral e propor linhas de ações conjuntas para a disputa.

De acordo com direção da Federação todos os oposicionistas pré-candidatos a prefeitos foram convidados e confirmaram presença.