sábado, 15 de junho de 2024

Quem Foi Tio Peres e as Novas Suspeitas de Uso de Dados Falsos


 

Após a prefeitura anunciar a inauguração oficial da creche do Areal, que fica próximo ao estádio Lucídio Frazão, algumas pessoas começaram a indagar quem seria a personalidade homenageada com o nome do estabelecimento. Com o nome de Creche Tio Peres, o prédio homenagearia uma pessoa chamada de Joaquim Peres da Silva.

Mas quem teria sido Joaquim Peres da Silva? Perguntou-se em redes sociais, ninguém respondeu. Este blog enviou mensagem ao presidente da Câmara vereador Antonio Tote e para a secretária de educação Nara Macedo, nenhum respondeu quem seria o “Tio Peres”.

A despretensiosa pergunta sobre o homenageado intrigava pela falta de resposta, algo como estranhar escolha de um nome que entre apoiadores, vereadores, passando pelo presidente da Câmara e pela secretária de educação, que ninguém absoluta ninguém soube dizer de quem se trata, subiu de patamar quando encontramos – em pesquisa – uma escola da Zona Rural do município de Chapadinha com o mesmo nome de Joaquim Peres da Silva. Veja, abaixo, recorte do Inep

Para o MEC a Escola Joaquim Peres na Zona Rural


Nos dados do MEC a Joaquim Peres da Silva aparece com endereço na localidade São Joaquim. Chapadinha teria duas escolas com o mesmo nome? Calma a confusão vai aumentar.

Em busca no site da Câmara não encontramos nenhuma lei criando a creche, mas localizamos um projeto de lei e depois lei sancionada pela prefeita mudando o nome da escola Joaquim Peres. Em 25 de maio de 2022, a vereadora Marinete entrou com projeto de lei mudando o nome da escola do São Joaquim para Francisco Rodrigues da Silva e nas justificativas reiterou que o nome de Peres era totalmente desconhecido. “Vele destacar, que a atual escola, recebeu o nome de Joaquim Peres. Não se sabe o porque e nem a origem. De acordo com relatos de moradores, o atual homenageado nunca teve qualquer relação com a comunidade nem alguém de sua família”, relatou a vereadora Marinete. Recorte do Projeto de Lei abaixo. 

Vereadora Marinete Desconhece Joaquim Peres


Projeto aprovada pela Câmara, a antiga escola Joaquim Peres mudou e deixou de existir pela lei nº 1382 que foi sancionada pela prefeita Belezinha em 14 de dezembro de 2022.

Prefeita Sanciona Mudança de Nome


Nossa reportagem mandou mensagem para a secretária Nara Macedo, de Educação, e para o presidente da Câmara, vereador Antonio Tote e não teve respostas de nenhum dos dois, embora tenham visualizado as indagações.

Assim, a inauguração da esperada creche que poderia ensejar homenagem a alguém como (por exemplo) o ex-vice-prefeito Edmilson Conrado Pinto falecido recentemente, optam por personalidade que ninguém sabe quem foi, que nominava uma escola que sofreu alteração justamente pelo desconhecimento do homenageado, que com a mudança de nome teria sido oficialmente extinta e que, por fim, levantam novas dúvidas sobre as repetidas inserções de dados falsos nos sistemas federais.

Nenhum comentário: