sexta-feira, 28 de junho de 2024

Vaias, Culpa da Pandemia e da Gestão Passada... São as Primeiras Respostas à Tragédia da Educação de Chapadinha

Diretoras Mobilizadas na Câmara Municipal

 

Mesmo sem nota ou posição oficial, ainda que tímidas, começam a surgir as primeiras reações da prefeitura de Chapadinha sobre os dados da educação. Reveja os dados aqui

Uma jornada pedagógica fora de época, mobilização de diretores para vaiar vereadores de oposição e aplaudir governistas e o líder do governo colocando a culpa na pandemia e na gestão passada, foram as primeiras respostas. 

Print da Convocação para a Jornada Pedagógica


Acima o print da convocatória para uma jornada pedagógica – que por lógica e tradição sempre acontece nos meses iniciais do ano letivo – agora marcada para o dia 3 de julho. Se não for para buscar melhores justificativas e desculpas para o baixo desempenho, apesar do atraso, pode até melhorar alguma coisa daqui pra frente.

Na sessão de ontem, diretores foram à câmara para hostilizar falas de vereadores que questionassem os números revelados sobre a educação e para aplaudir discursos governistas. Iniciativa quase desesperada e menos lógica que a tal Jornada Pedagógica Fora de Época.

Vamos pensar se faz sentido gestores escolares de um sistema que apresenta 99% de não leitores e leitores precários entre seus alunos, respondendo ao questionamento sério com vaias em sessão do parlamento. Pedagógico, não é mesmo?

O líder do governo Alberto Carlos atravessou três desculpas: culpou a pandemia, o governo anterior e disse que o levantamento teria sido restrito a alunos do 2º ano.

Vamos imaginar que o levantamento tenha sido somente entre alunos do 2º ano: devemos nos conformar de termos esses números trágicos nessa série enquanto todos os municípios da região estão melhores que Chapadinha na mesma faixa? Será possível que a educação de Chapadinha esteja péssima no 2º ano e maravilhosa nas demais séries?

Sobre a pandemia que atingiu também os municípios mais bem avaliados que nós, é desculpa desmoralizada em si mesma.

Culpar a gestão anterior estando no quarto ano de mandatado atual e tendo, o mesmo grupo, governado em outros quatro anos anteriores, sai do campo da retórica para se tornar cinismo puro.

Nenhum comentário: