quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um Novo Começo*


A realidade da imprensa escrita em nossa região é tão desfavorável que já não temos conta dos inúmeros editorais em que anunciávamos a retomada deste e de outros periódicos ao longo dos tempos.

Seja por limitações individuais dos editores ou por dificuldades inerentes à própria sociedade, é certo afirmar que, lançar um noticioso como a Folha do Baixo Parnaíba se configura muito mais uma aventura do que um negócio; muito mais uma militância do que um trabalho remunerado.
Estas dúvidas e riscos suscitam uma pergunta: vale à pena tentar novamente?

Antes de responder precisamos lembrar que apesar de toda a agilidade do rádio e da televisão, por mais importantes que sejam, as noticias não passam de palavras ao vento, dissipadas pelas seqüências frenéticas típicas destes meios.
Já o jornal impresso tem o registro histórico como marca. Traz, portanto, a possibilidade da pesquisa em tempo futuro. É por assim dizer a memória da vida em sociedade e por isso, é um feito que vai além do trabalho de colocar tinta em um papel.

Esse trabalho especial para os editores encontra respaldo na alma do povo. Sempre que alguém desconhecido pergunta quando o jornal volta a circular acaba por responder que sempre vale muito tentar um novo começo.

*Editorial da Folha do Baixo Parnaíba

Nenhum comentário: