quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pré-Candidaturas Agitam Cenário Político


A vitória de Magno Bacelar no TRE definiu o quadro de candidaturas em Chapadinha e na Região do Baixo Parnaíba. Grupos e partidos políticos agora trabalham para ampliar as candidaturas e fortalecer as alianças.

A movimentação política de Chapadinha tende a contaminar as disputas por votos na região - com destaque para as pré-candidaturas ao cargo de deputado estadual. Até o momento é possível dividir estes pré-candidatos em dois grupos distintos. Um primeiro pelotão com candidatos de maior potencial eleitoral e outro grupo intermediário quanto à expectativa de votação em âmbito municipal.

Na Briga Pela Pole
Magno Bacelar (PV)
- É o franco favorito para ter a maior votação em Chapadinha e região. Bacelar conta com um grupo político unido que comanda a prefeitura, tem apoio de 8 dos 10 vereadores, vem recebendo apoio de lideranças importantes no Baixo Parnaíba e em todo Estado. Por isso, Magno é pré-candidato a deputado estadual com eleição tida como certa na previsão de analistas e tendo chances concretas inclusive de disputar as primeiras posições entre os mais votados no estado.

Izamara Menezes (PP) - Conta com o apoio do pai, o ex-prefeito Isaías Fortes, que tem tradição de grande potencial de transferência de votos. Além de um grupo dividido, com o tio Vagner Pessoa também disputando o mesmo cargo e tirando votos de dentro do grupo, Izamara até o momento só tem Chapadinha como base eleitoral e que praticamente inviabiliza sua eleição.

Paulo Neto (PSB) - Enfrenta problemas pessoais que ameaçam sua competitividade já demonstrada em eleições anteriores. Além da prematura e traumática perda da filha, há rumores de que Paulo passa por problemas de saúde que tornariam incerta sua participação no próximo pleito.

Vagner Pessoa (PT do B) – Ex-deputado polêmico e com fama de “furão” e antigo balaio, Vagner Pessoa tem colado com o ex-senador Chiquinho Escórcio que é muito influente no grupo Sarney. Como fruto dessa dobradinha Vagner afirma ter apoio de alguns prefeitos e lideranças de outros municípios. Mantido esse quadro Vagner pode até não superar a votação da sobrinha Izamara em Chapadinha, mas, com certeza tem mais chances de ser eleito do que ela.

Pelotão Intermediário
Marcos Caldas (PRB) – Deputado na briga pela reeleição Caldas tem o apoio do ex-candidato a vice na chapa de Isaías e ex-presidente da câmara Aldy Saraiva o que lhe dá perspectiva de boa votação em Chapadinha reforçando a possibilidade de uma reeleição avaliada como muito provável.

Domingos Paz (PSB) – liderança de trabalhadores rurais, deputado e ex-secretário do governo Jackson, Paz tem o apoio do empresário Gomes e de sindicalistas. Pode ter boa votação.

Edmilson Carneiro (PT) – ex-coordenador do Programa Luz Para todos, Edmilson que é suplente de deputado, conseguiu a proeza de unificar o PT de Chapadinha em torno de seu nome. Petista afinado com a direção nacional, Edmilson defende a aliança com Roseana Sarney, tem o apoio do secretário de trabalho Zé Antonio Heluy, e foi importante na articulação que levou o PT a ocupar pastas de peso no governo estadual. Com essa somatória de fatores e com uma relação estreita com a própria governadora Edmilson vai para disputa com forças ampliadas.

Nenhum comentário: