segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Que Estejamos todos a Altura da Liberdade a ser Preservada




O povo brasileiro elegeu Bolsonaro de forma incontestável e é em cima deste fato que a política nacional vai se movimentar nos próximos quatro anos. O antipetismo por bons e maus motivos, a guinada conservadora na sociedade, o apelo por soluções na área da segurança pública e o combate à corrupção estão entre as causas do desfecho e serão debatidas com melhores condições e distanciamento no tempo.

Pra agora o mais importante: que vencidos e vencedores se compenetrem no papel que o resultado lhes relegou. A começar pelo PT, os derrotados precisam realizar profunda reflexão com autocrítica que verdadeiramente mude práticas rejeitadas e supere cacoetes ultrapassados. Os vitoriosos devem calçar as sandálias da humildade na medida em que a eleição os obriga a seguir as regras do estado de direito. Ganharam para governar e buscar o bem comum respeitando o expressivo campo do pensamento adversário ao deles.

Apesar da retórica de campanha e da sombria pretensão de alguns, o resultado andou foi longe de representar a morte da esquerda e o PT ter sido o partido que mais elegeu deputados, apesar da onda, é sinal da capacidade de resistência. Quase 45% dos eleitores que vão muito além de um só partido não é volume que se varra facilmente do cenário nem com ditadura e violência.

No direito de comemorar a vitória após quatro derrotas seguidas, a direita também ganhou a obrigação de resolver intrincados problemas de uma sociedade complexa, cuja compreensão parece longe do atino deles.

Assim o Brasil vira uma página, alterna o poder e modifica os papéis... Tendo como símbolo as nossas massacradas e incompreendidas urnas eletrônicas, a democracia até aqui sobreviveu... Que estejamos todos a altura da liberdade a ser preservada.  

Nenhum comentário: