segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Em Nota Prefeitura Diz que Ambulâncias Estavam Ocupadas e Viajando


 

A respeito da falta de atendimento a uma acidentada, na noite de sábado, que terminou sendo socorrida por populares que a colocaram numa porta e a levaram em carroceria de uma camionete até a UPA, a prefeitura se pronunciou por meio de nota. Abaixo a nota. Depois voltamos em outra matéria com informações e análises.

A Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de Saúde e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), vem a público esclarecer sobre os atendimentos realizados no último sábado (09), afim de corrigir distorções e equívocos que vem sendo divulgados:

1° O município de Chapadinha possui uma Base Descentralizada do SAMU, com duas Ambulâncias, em pleno funcionamento para os atendimentos das ocorrências; uma de Suporte Avançado com médico e enfermeiro e a outra de Suporte Básico com condutor e técnico;

2° As ocorrências são recebidas e repassadas à Base Descentralizada de Chapadinha, pela Central de Atendimentos do SAMU em Coroatá-Ma, por meio do telefone 192;

3° No último sábado (09), no momento em que foi solicitado à Central de Coroatá o atendimento para senhora LMMS, a Ambulância de Suporte Avançado encontrava-se em trânsito para São Luís, com um paciente de 3 anos de idade, vítima de acidente de trânsito, ocorrido momentos antes ao novo chamado. A ambulância de Suporte Básico encontrava-se em atendimento a um outro acidente, também de trânsito, ocorrido próximo ao Hospital Regional de Chapadinha. Além de mais outro acidente, após o atendimento da vítima das proximidades do HRC, este conduzido do bairro Terras Duras até a UPA.

Contudo, o último sábado foi um dia de muitas ocorrências por toda a cidade, com uma série de atendimentos primários e secundários realizados pelas equipes do Samu, obrigatoriamente, priorizando os atendimentos primários. É importante sempre ressaltar que, durante todo o tempo, o corpo clínico das Unidades de Saúde do município, atuou de maneira adequada, no atendimento intensivo ao paciente, seguindo critérios de organização e priorização de riscos de cada situação.

Nenhum comentário: