quinta-feira, 16 de outubro de 2025

STF Amplia Quebra de Sigilo de Pacovan e Gera Tensão Entre Operadores de Emendas


 

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (16) o acesso aos registros telefônicos de Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, empresário morto em junho de 2024 em Zé Doca. A decisão integra uma investigação sobre suspeitas de corrupção passiva e atuação de organização criminosa envolvendo parlamentares e outros investigados.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Pacovan é suspeito de ter exercido papel central em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares. Ele teria sido designado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) para solicitar pagamentos indevidos ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio Nunes, em troca da liberação de verbas federais. O inquérito também envolve os deputados Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE).

O despacho determina que a operadora Telefônica Brasil S.A. (Vivo) forneça, em prazo improrrogável de cinco dias, os dados do número de Pacovan, (98) 9 9150-16**, referentes aos períodos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e de 25 de novembro a 3 de dezembro de 2020. O acesso aos registros, mesmo após a morte do empresário, tem como objetivo confrontar depoimentos, esclarecer ligações e movimentos relacionados ao esquema e subsidiar a ação penal em tramitação no STF.

O ministro Cristiano Zanin destacou que a medida é para garantir que os fatos sejam apurados com rigor, preservando a integridade da investigação e o devido processo legal.

Informações Jornal Pequeno

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Em Meio a Desgaste de Josimar, Hildo Rocha Avança por Dentro do Grupo Belezinha



Pela natural resistência da classe política em se aproximar do clã Josimar Maranhãozinho, o ex-deputado federal Hildo Rocha é quem se beneficia do desgaste e avança dentro do grupo de Belezinha e Aluízio em Chapadinha.

Hildo, que já contou com o vereador Tote desde as eleições anteriores, agora estaria prestes a receber apoio do vice-prefeito e ex-deputado Levi Pontes e dos vereadores Isalena, Netinho e Marinete.

Assim, como quem come mingau quente: pelas beiradas, Hildo avança para consolidar expressiva votação em Chapadinha, dependendo (claro!) da reação e da vontade imperial da prefeita Belezinha de aceitar ou não a debandada contra a candidata oficial, Detinha.

Após 6 Meses: Prefeitura Inicia Sinalização da Avenida Ataliba


 

Após seis meses de espera e de muita pressão por conta do aumento de acidentes na via, a prefeitura de Chapadinha começou a sinalização da Avenida Ataliba Vieira.

A sinalização começou com a marcação horizontal da separação dos sentidos da Avenida. " A Prefeitura de Chapadinha iniciou o processo de sinalização da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, uma das vias mais importantes da cidade. O trabalho vai garantir mais segurança no trânsito, melhor fluidez para veículos e pedestres e uma cidade mais organizada e bonita", diz a matéria da página da Prefeitura.

Agora é esperar que o serviço seja concluído e que os usuários respeitem a sinalização.

Prefeitura de Mata Roma Abre o 2º Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Neste sábado


 

A Prefeitura de Mata Roma, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza neste sábado (11), a partir das 16h, na Praça de Eventos, a abertura oficial do 2º Campeonato Municipal de Futebol de Campo.

O evento promete agitar a cidade e reunir atletas, torcedores e famílias em um grande momento de confraternização. A competição, que já faz parte do calendário esportivo do município, valoriza o talento local e incentiva a prática do esporte entre jovens e adultos.

Além do futebol, a abertura do campeonato marca também o pontapé inicial da Festa do Caju 2025, uma das tradições mais queridas de Mata Roma, que celebra a cultura, a alegria e o espírito de união da população.

O prefeito Besaliel destacou a importância da iniciativa para fortalecer o esporte e o lazer no município: “O esporte é um instrumento poderoso de inclusão e cidadania. Estamos muito felizes em promover mais uma edição desse campeonato que movimenta a cidade e une as comunidades em torno de algo positivo.”

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Josimar e a Ilusão do Depoimento Salvador


 

Aliados de Maranhãozinho na mídia venderam a ilusão de que o depoimento do ex-prefeito Eudes Sampaio durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), teria alterado "o curso das investigações sobre um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares" e estaria prestes a inocentar Josimar, Gil, Bosco e toda a organização foi acusada pela PGR depois de minuciosa investigação da PF.

Quem já olhou o processo sabe que não tem nada mais enganoso que acreditar no depoimento de Eudes como salvador dos destinos de Josimar. Na denúncia original Eudes não acusou Josimar de extorsão, sempre deixou claro que esse papel cabia a Pacovan que era intermediário do esquema denunciado. Deste ponto de partida veio a confirmação de que as emendas eram dos parlamentares citados e todas as provas que incluem até interceptação de mensagens e riqueza de detalhes das operações.

No mesmo depoimento - que não é novo, Eudes declara que era assediado por Josimar a ponto de bloquear seu número, veja a pergunta do MP e a resposta do Eudes como testemunha do caso:

"MINISTÉRIO PÚBLICO - O senhor sabe se o Pacovan tinha algum tipo de relacionamento, alguma proximidade com os deputados, com o Josimar Maranhãozinho, com o Bosco Costa ou com o pastor Gil?

TESTEMUNHA (Eudes)- Não, eu já lhe respondi. Eu não sei, porque eu não conhecia o Josimar Maranhãozinho. Eu não tinha contato com ele. Ele me mandava mensagem e eu bloqueava, eu nem abria a mensagem, porque eu não queria ter vínculo nenhum com ele. Aí eu bloqueava, ele mandava de outro telefone, eu bloqueava. Eu só olhava na tela preta, quando eu via que era ele, eu desligava.

Josimar, que tinha sobre o então prefeito Eudes tanto interesse que chegou a ser bloqueado, é o primeiro de cerca de 80 deputados suspeitos de desvio com base em emendas com processo em fase final, tentar colocar toda a culpa em um agiota morto, só cola se o STF topar assumir pra ele uma absolvição que seria mais escandalosa que os desvios bilionários.

Vamos ver o que acontece.  

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Bruna Pessoa: Ligada a Chapadinha e Cotada para se Eleger Deputada


 

A novidade do fim de semana é que teremos uma jovem mulher com fortes ligações com Chapadinha se candidatando a uma vaga de deputada estadual e que já desponta como umas das favoritas na disputa.  

Trata-se de Bruna Pessoa que é advogada, empresária e vive em Tuntum, onde atua politicamente em conjunto com o irmão Fernando Pessoa que é prefeito reeleito da cidade. Ao lado do prefeito Fernando, Bruna tem importante atuação política e administrativa naquela região.



Neste final de semana, a convite de familiares, amigos e do líder Adílio do Blog Esperança Jovem, Bruna esteve na região para visitas e encontros políticos em Buriti e Chapadinha. Em Buriti a agenda de Bruna foi participar do projeto social Café com Esperança e fez uma maratona de visitas por várias comunidades da zona rural com ações solidárias.



Em Chapadinha, Bruna participou de um programa de entrevistas e manteve contato com amigos e familiares. Bruna Pessoa é neta do saudoso Chagas Teles e de Dona Irene Portela Teles, patriarcas da Família Teles que tem forte tradição na política de Chapadinha e Região.

Bruna falou sobre o contato de manteve em Buriti: "hoje visitamos a zona rural de Buriti, em um momento de diálogo e aproximação com a comunidade. Essa vivência reforça a importância de valorizar quem vive do campo e reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. Cada encontro nos motiva a seguir firmes no compromisso de construir, junto à população, um futuro melhor para todos", declarou Bruna Pessoa.

A pré-candidata Bruna Pessoa vai marcar e anunciar agenda para Chapadinha nos próximos dias.




Iracema Vale Prestigia Romaria da Juventude em Chapadinha


 

A convite da Diocese, a Presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, esteve em Chapadinha para participar da 11ª Romaria da Juventude do Maranhão.

A Romaria da Juventude do Maranhão é um dos maiores eventos da Igreja Católica do Estado, é organizada pela Pastoral da Juventude (PJ) e - a cada ano - se reafirma como um importante ato de fé e mobilização para os jovens católicos.

A presidente Iracema Vale, acompanhada dos ex-vereadores Aldy Júnior e Professora Vera, participou da Missa de Abertura da Romaria. 

Iracema usou as redes sociais para louvar o evento. "Participar da XI Romaria da Juventude, em Chapadinha, foi uma experiência marcante de fé, alegria e comunhão", disse ela. "Ver tantos jovens juntos com o coração cheio de esperança e amor por Deus é inspirador demais. Que essa chama continue acesa em cada um de nós", finalizou a presidente Iracema Vale.



sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Aliado de Aluízio Volta a Atacar Tote


 

O Comunicador James Soares, aliado do deputado Aluízio Santos e alvo de discurso do vereador Tote, pediu direito de resposta que o Blog e o Canal Contraponto publicam abaixo.  

“DESQUALIFICADO, INSIGNIFICÂNCIA, DESABAFO, ARBITRÁRIO, TOLO”

Foram palavras de um vereador Lulista, durante a sessão desta terça-feira 23, USANDO SEU PODER DE USAR A TRIBUNA da câmara (Lembrando que eu como simples cidadão não posso usar a tribuna, a menos que seja convidado),

PARA PROFERIR IMPROPÉRIOS CONTRA MIM, um cidadão PAGADOR DE IMPOSTOS INCLUSIVE DO SEU SALÁRIO de vereador, porque TENHO LHE FEITO QUESTIONAMENTOS como EMPREGADO DO PAGADOR DE IMPOSTOS que ELE É, em seus 3 mandatos como político.

O fato dele usar termos tão chulos, deve ser porque o nobre vereador NÃO TENHA ARGUMENTOS e QUANDO NÃO SE TEM ARGUMENTOS, PARTE PRA AGRESSÃO VERBAL.

Questionei o vereador outrora porque ele chamou uma vereadora durante a sessão da câmara em 2020, de “VELHA e DOENTE”, isso configura VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA MULHER.

Questinei o vereador em 2023, através de mensagens no WhatsApp, por ele FAZER ATAQUES AO AGRONEGÓCIO da macro região de Chapadinha e INCITAR O ÓDIO, com o discurso de Esquerda de “ricos contra pobres e pobres contra ricos”, o Brasil está dividido e ESTIMULAR ESSE DISCURSO DE ÓDIO para nossa região, não beneficia o desenvolvimento econômico da região. O então vereador me ligou pelo WhatsApp perguntando: “QUEM TU PENSA QUE É?”

Questionei o vereador por ele PAGAR 15 MIL REAIS PARA UM ÚNICO ASSESSOR e o chamei de PERDULÁRIO, o então parlamentar me perguntou o que significava a palavra PERDULÁRIO, e eu respondi que SE TRATA DE ESBANJADOR DO DINHEIRO PÚBLICO.

O novo questionamento, fiz a um jornalista perguntando se a fonte da matéria ESPECULATIVA tinha vindo do então vereador e disse que ele tinha usado o Poder Legislativo para tomar cabos eleitorais de seus colegas vereadores.

QUEM NÃO QUER SER QUESTIONADO, NÃO DEVE ASPIRAR E ASSUMIR CARGOS PÚBLICOS, como nobre vereador.

Durante minha passagem como assessor da câmara municipal em 2020, FUI O ÚNICO QUE DEFENDEU OS SERVIDORES DAQUELA CASA, ao serem chamados durante a sessão da câmara de “INCOMPETENTES” por um vereador.

NÃO HOUVE UM SÓ VEREADOR QUE DEFENDESSE OS ASSESSORES, mas grande maioria APOIARAM o ataque do vereador PEDINDO minha demissão durante a sessão da câmara, parte desses vereadores que pediram minha demissão da câmara POR DEFENDER OS ASSESSORES DE ATAQUE DE VEREADOR, parte deles FORAM DEMITIDOS PELO POVO, NÃO FORAM REELEITOS.

“Acuse seus adversários DO QUE VOCÊ FAZ; chame-os DAQUILO QUE VOCÊ É” (Esquerdista Lênin)

Os IMPROPÉRIOS que o nobre vereador atribui a mim, como “ARBITRÁRIO”, eu UTILIZANDO MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO POSTIVADA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, talvez SE ENCAIXE A ELE POR NÃO QUERER SER QUESTIONADO e UTILIZAR SEU PODER DA TRIBUNA, para fazer “DESABAFO” contra um PAGADOR DE IMPOSTOS QUE PAGA SEU SALÁRIO DE VEREADOR.

E por fim, apesar de estarmos numa DITADURA do CONSÓRCIO Lula e STF - Supremo Tribunal Federal, eu na minha mera “INSIGNIFICÂNCIA” como me atribuiu o vereador Lulista, ainda tenho o DIREITO LIVRE DE ME EXPRESSAR, E EM MOMENTO NENHUM EU NÃO USEI IMPROPÉRIOS contra sua excelência.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Senador do Maranhão e Advogado Chapadinhense no Noticiário do Careca do INSS


 

Notícia do Canal Metrópoles aponta que o senador Weverton (PDT-MA) compartilhou o uso de um jatinho com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS e que a aeronave – um beech aircraft modelo F90 e prefixo PT-LPL – pertence ao advogado chapadinhense Erik Marinho.

Documentos obtidos pela coluna Tácio Lorran mostram que o Careca do INSS usou essa aeronave ao menos duas vezes em 2024. Uma das viagens ocorreu em 2 de fevereiro. Já a outra foi realizada em 13 de julho. Em ambas as ocasiões, o jatinho saiu de um aeroporto executivo em São Paulo.

Nas últimas semanas, o Metrópoles flagrou o senador Weverton usando a mesma aeronave para ir e voltar de São Luís, no Maranhão. A reportagem fotografou o político descendo do jatinho nos dias 1º e 15 deste mês, no Aeroporto Internacional de Brasília. Pelo menos desde o início de 2024, a maioria dos percursos do avião é realizada entre estas cidades: Brasília, São Paulo e São Luís. O uso da aeronave por Antonio Antunes já está no radar da Polícia Federal (PF).

Em resposta à matéria, Weverton alegou que pega “carona” na aeronave e que jamais voou ao lado do Careca do INSS. O dono do jatinho, o advogado Erik Marinho, confirmou que o político e o lobista, de fato, faziam uso do mesmo avião, mas alegou se tratar de uma “mera coincidência”.

O Canal Contraponto entrou em contato com Erik Marinho, mas não obteve resposta até o momento.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Calote Eterno: Em Anapurus Prefeitura Deve e Sindicato Cobra Errado


 

A situação de atraso do pagamento de servidores municipais de Anapurus é tão grave que até o Sindicato dos Funcionários Públicos - que é composto por notórios aliados políticos do prefeito Tânios Lima - teve que entrar na justiça cobrando pagamento.  

Recentemente, por pressão dos servidores, o sindicato teve que se mexer, cobrou os atrasados do prefeito Tânios, mas perdeu o processo por ter escolhido um tipo de ação errada para o caso. E foi justamente esse grosseiro que colocou em dúvida a determinação da entidade em confrontar a administração municipal na defesa da categoria.

O Canal Contraponto teve acesso ao processo e a decisão é muito clara em apontar o vacilo da entidade que representa os servidores. " No caso dos autos, verifica-se que não foi juntado qualquer documento que comprove o não pagamento da remuneração dos servidores, como extratos bancários. Logo, a princípio, não há prova pré-constituída do direito invocado. Ademais, o pedido inicial consiste no pagamento de salário atrasado, o que indica, inicialmente a inadequação da via eleita, tendo em vista que o mandado de segurança não é ação de cobrança, não se destinando a determinação de pagamento de parcelas vencidas anteriormente à impetração. Nesse sentido, é a jurisprudência do STF conforme súmulas 269 e 271", aponta o Juiz Karlos Alberto Ribeiro Mota. veja documentos abaixo. 

Diante do erro gritante o Canal procurou o presidente do sindicato Ismael Sousa, que até inicialmente respondeu nossas mensagens, mas nada mais falou quando foi perguntado pelo Mandado de Segurança em questão.

A prefeitura de Anapurus não responde aos nossos pedidos de posição.

Assim, com a prefeitura em débito constante e o Sindicato cobrando errado, o servidor de Anapurus tende a viver o drama do calote eterno.   




terça-feira, 23 de setembro de 2025

SIMADE: Prefeitura Contrata FAP para Avaliar Indicadores da Educação Municipal


 

Depois que a secretária de educação Nara Macedo e o deputado Aluízio Santos gravaram vídeo parabenizando professores e alunos pelos resultados de uma avaliação chamada SIMAD, o canal foi em busca de informações e encontrou licitação, contrato, documentos oficiais e ouviu a empresa contratada.

De acordo com documentos obtidos pelo canal a prefeitura abriu licitação para contratar uma empresa para realizar avaliação de cerca de 23 mil alunos pelo valor de 379 mil reais. 

"Seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajosa visando a Contratação de empresa especializada para a realização de Avaliação Externa, em larga escala, do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha/MA, contemplando 11.850 (onze mil, oitocentos e cinquenta) alunos da Educação Infantil (Infantil II), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano), em duas fases avaliativas (1 diagnóstica e 1 somativa), no exercício de 2025, totalizando 23.700 (vinte e três mil e setecentos) testes de proficiência em leitura e resolução de problemas, com aplicação, correção e leitura digital das Folhas de Respostas", diz o documento da licitação Nº 020/2025. Veja imagens abaixo. 

A empresa vencedora da licitação foi o Centro Regional de Ensino Superior, que é o nome empresarial da Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP, que já iniciou o trabalho de avaliação externa educacional.

Em resposta a pedido de manifestação, a FAP confirmou haver realizado testes, mas - diferente do que foi falado pelo deputado Aluízio Santos - os resultados do SIMADE/2025 ainda não estariam disponíveis.

"De 29 de agosto a 5 de setembro realizou-se a aplicação dos Testes de proficiência em leitura (Língua Portuguesa) e resolução de problemas (Matemática) para mensurar o desempenho escolar dos alunos do Infantil II e do Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano (anos iniciais) e de 6º ao 9º ano (anos finais) das 33 escolas da cidade e 92 escolas do Campo", declarou. "Quanto aos resultados ainda estamos no processo de análise e tratamento dos dados", finalizou a professora Nony Braga.

Se temos de um lado falas da secretária de educação e do deputado estadual marido da prefeita comemorando resultados que sequer foram tabulados, colocando dúvidas na avaliação; de outro há, à frente do trabalho, uma instituição de capacidade e credibilidade inquestionáveis (até aqui), dando esperança de um diagnóstico certo e necessário para superar indicadores oficiais vergonhosos que só pioram a cada divulgação anual.   




sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Por Que Apagaram a Live da Prefeitura Sobre o Trânsito de Chapadinha?


 

Propagandeada a exaustão e sobre assunto de elevado interesse, a Live da Prefeitura sobre o aumento de acidentes de trânsito em Chapadinha simplesmente sumiu das redes. Você procura nas páginas oficiais do município (no Instagram e Facebook) e só acha chamadas e banners, a live propriamente não se encontra.

O canal buscou informações oficiais sobre o fato, mas até agora não teve resposta sobre o que teria acontecido com Live do Trânsito.

Enquanto não tem acesso ao conteúdo integral da live, sabe-se que existe um plano que não chegou a ser detalhado na transmissão, que haverá intervenções como semáforo, faixas elevadas na Avenida Ataliba e que a Guarda começará ações de fiscalização na próxima semana.

Enquanto aguardamos a live ou documento oficial do plano para o trânsito, Chapadinha saltou de 1.068 acidentes em 2021 e ano a ano foi aumentando até chegar a 3.672 acidentes contabilizados até agosto de 2025.



quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Vargem Grande: 50 Milhões pra Tapa Buracos e 20 Milhões pra Estradas Vicinais


 

Após a conclusão da licitação eletrônica n° 006/2025-CPC/PMVG na terça-feira, 16, com o objetivo de contratar uma empresa especializada em serviços de tapa-buraco, pavimentação e recapeamento com areia asfáltica usinada, com custo estimado de R$ 50.665.035,36, a Prefeitura de Vargem Grande decidiu publicar o edital da Concorrência Eletrônica n° 052/2025-CPC/PMVG, visando a contratação de empresa para recuperação de estradas vicinais, com valor estimado de R$ 20 milhões.

Segundo o blog do Isaías Rocha apurou, a abertura das propostas será no dia 23 deste mês às 15h00, pela plataforma Licitamaisbrasil(https://licitamaisbrasil.com.br/detalhes/k1PRSyWAeMJUrX6X). A modalidade será registro de preços do tipo menor preço.

De acordo com a plataforma online, o período para envio das propostas começou às 18h10 da última quarta-feira, dia 10, e termina às 13h00 da próxima segunda-feira, 22. No dia seguinte após o término, ou seja, terça-feira, 23, inicia-se a concorrência.

Além disso, também é informado que a data limite para solicitar esclarecimentos e impugnações encerrou às 23h59 deste quarta-feira, dia 17. A proposta é válida por um período de 12 meses. O processo permite ampla participação. O blog continua monitorando o processo de recrutamento.

Com os R$ 50 milhões para pavimentação e mais R$ 20 milhões para recuperação das estradas rurais, o município vargem-grandense soma R$ 70.665.035,36 em investimentos na infraestrutura viária.

Clique aqui e baixe o edital do objeto da licitação – CONCORRÊNCIA N° 052/2025-CPC/PMVG. (Blog Thales Castro)

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Não Dá Mais Pra Segurar: O Governo Vai Rachar


 

Impérios, Nações e Grupos Políticos quando alcançam o topo a tendência é se dividir porque todo apogeu é sucedido pela decadência. Mesmo tendo alcançado poder político sem precedente na história de Chapadinha, o declínio de Belezinha começa agora.

Se a caída é inevitável - como acontece com qualquer império - o que precisamos observar é o ritmo da queda. O mando político pode durar muito tempo se enfraquecendo lentamente e esse é o melhor cenário para quem manda.

Mas as notícias que temos é que a arrogância subiu à cabeça e ganhou a alma dos poderosos de Chapadinha. Traduzido em três pontos importantes: o desprezo pelo vice-prefeito, que nunca foi pequeno, aumentou; os vereadores (todos eles) são tratados aos pontapés; e os secretários estariam proibidos de sequer falar sobre sucessão de 2028.

Ao que se sabe o vice Levi Pontes e o vereador Antonio Tote foram os primeiros a esboçar reações em busca de novos caminhos. Tote teria aberto diálogo com outras forças políticas em nível estadual e a reação da prefeita, ao tomar conhecimento, foi de substituir a indiferença pelo ataque ao ex-presidente da Câmara. O ex-deputado Levi Pontes reafirmou apoio fechado ao grupo do governador Brandão e se dispôs a liderar uma ala governista municipal que não pretende submeter-se a Josimar Maranhãozinho e a resposta da prefeita a pior possível.

Além de Levi e Tote, há outros insatisfeitos, e se a reação de Belezinha mantiver a soberba de tratar descontente como inimigo, ela só vai apressar sua ruína.             

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Belezinha, Aluízio e os Sinais de Apoio a Camarão


 

A foto acima é mais uma manifestação de que o casal Aluízio e Belezinha tem clara preferência por Felipe Camarão na disputa pelo governo do Estado.

Enquanto Belezinha deixa Brandão sozinho e "aconselha" os vereadores a não comparecerem em evento recente que aconteceu em Chapadinha, o deputado Aluízio Santos é presença constante ao lado do vice governador Felipe Camarão.

No contexto tem o apoio que Camarão deu publicamente à reeleição de Belezinha e a relutância de Brandão em entregar o comando total do Hospital Regional à prefeita de Chapadinha.

Brandão até disse, a interlocutores, que entrega o Regional de "porteira fechada e tudo", mas exige foto e vídeo com declaração de apoio de Belezinha e Aluízio à pré-candidatura do secretário Orleans Brandão.

Por enquanto, os motivos da manutenção do apoio a Camarão (sejam eles quais forem!), seguem mais fortes que a vontade de dominar o Hospital Regional e ficar de boa com o poder estadual.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Evento da Prefeitura e Governo do Estado Faz Propaganda Eleitoral de Aluízio


 

Mesmo com a saída da Universidade Federal do Maranhão por entender o patrocínio do deputado Aluízio Santos como ilegal, a Feira da Agroecologia e Agricultura Familiar foi anunciada pra acontecer amanhã com banner contendo o nome do parlamentar que será candidato na próxima eleição.

Após os feirantes anunciarem que o deputado teria oferecido R$ 50,00 para que seu nome fosse divulgado e que a proposta teria sido aceita pela associação de produtores, a UFMA resolveu se retirar da feira que ajudou a fundar e promover.

“A Feira não deve ser usada para fins político eleitoral. Nem para promoção pessoal”, declarou o professor James Ribeiro, representante de Universidade Federal.

A prefeitura de Chapadinha não responde a nossos pedidos de posição e o deputado Aluízio Santo, foi procurado, mas ainda não comentou o assunto. Não identificamos o servidor ou gestor estadual responsável pela feira no âmbito do governo do estado. 

Agora a chamada feirinha de Chapadinha, que trocou a UFMA pelos R$ 50 reais do deputado, deve ter a propaganda em favor de Aluízio questionada na justiça.  

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Conjunto da Obra: Belezinha e as Investigações Sobre Fraude em Licitações


 

Para além de dois vídeos desconcertantes do Eduardo Braga, que trazem contundentes suspeitas de manipulação de licitações no caso do saquinho de papel de R$ 81,25 e de uma compra de insumos de saúde, que aponta superfaturamento com prejuízo de mais de 2 milhões de reais, várias licitações da prefeitura de Chapadinha já se encontram na mira das autoridades e o canal traz algumas delas nesta postagem.

A primeira licitação suspensa era no valor de quase 6 milhões (R$ $ 5.792.000,00 (cinco milhões setecentos e noventa e dois mil reais) de recursos da Covid-19 em um esquema que atingiu várias prefeituras do Maranhão. 

Matéria Completa


A segunda suspensão foi contra a licitação de uma empresa de Caxias que teria ganho várias obras no município e que o caso está sendo investigado pela promotoria de contas.

Em 2022, outra licitação foi cancelada pelo TCE e as investigações remetidas ao Ministério Público. “O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu uma licitação milionária da Prefeitura de Chapadinha, administrada por Maria Ducilene Pontes Cordeiro, por suspeita de irregularidades”, disse o blog do Neto Ferreira.

“A decisão atendeu ao pedido formulado pela Construtora Digão Eirele contra a prefeita e Luciano de Souza Gomes, Presidente da Comissão Permanente de Licitação. A autora da representação alega supostas irregularidades na condução do Tomada de Preços nº 10/2021, cujo objeto trata de locação de máquinas pesadas em regime de hora para atender as necessidades do Município de Chapadinha. A reportagem do Blog do Neto Ferreira apurou que a licitação em questão está orçada em R$ 1.684.314,68 milhão e não teve os documentos disponibilizados no Portal Transparência do município”, revelou postagem do Blog do Neto Ferreira.

Matéria Completa


Nestes três casos as licitações foram suspensas, os indícios são muito contundentes quanto a direcionamento para empresas da preferência de Belezinha. Duas investigações foram abertas e continuam em andamento.

Em maio deste ano foi a vez da compra de livros virar alvo de investigações e chamar atenção da imprensa estadual. " A gestão de Belezinha, prefeita de Chapadinha, no Maranhão, tornou-se alvo de uma denúncia apresentada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que aponta irregularidades em um contrato de R$ 4,5 milhões firmado para a compra de livros didáticos destinados às escolas da rede municipal. A aquisição foi realizada com dispensa de licitação, fundamentada na alegação de exclusividade da empresa São Luís Distribuidora de Livros. No entanto, documentos apresentados por uma das empresas que participou do processo sugerem diversas irregularidades e possível fraude", disse matéria da Folha do Maranhão.

Leia Matéria Completa


A prefeitura de Chapadinha não atende a nossos pedidos de posição.

Se a quantidade de licitações suspeitas levantadas pelo TCE, investigadas pelo Ministério Público e noticiadas pela imprensa, mostra-se nada desprezível, o montante de casos tende a ser muito maior, chamando atenção para o conjunto da obra que aumenta consideravelmente as chances de terminar gerando sérias consequências.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Conselho de Saúde: Belezinha Recua e Nomeia Novo Presidente no Lugar de Pastor Preso por Abuso Sexual






 

Depois da forte repercussão da matéria sobre a nomeação do pastor Erivaldo Batista (na foto ao lado do ex-presidente do CMS e do Secretário Municipal de Saúde) preso sob acusação de abuso sexual contra crianças, que foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, 15 de agosto, a prefeita Belezinha recua e nomeia novo presidente na edição de ontem do Diário do Município.

De acordo com a publicação, o novo Presidente do Conselho de Saúde de Chapadinha é o servidor da saúde Gomecino Gonçalves Farias. Veja recorte abaixo. 

Não houve nota ou comentário a respeito da nomeação do pastor Erivaldo nem sobre troca e a oficialização do nome do novo presidente do Órgão, apenas a substituição do pastor preso por um servidor da saúde do município.



segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Prefeita Belezinha Nomeia Pastor Preso como Presidente do Conselho Municipal de Saúde


 

Apesar de a prefeita Belezinha e do deputado Aluízio Santos haverem conseguido retirar matéria do Canal que relatava relação política deles com o Pastor preso acusado de abuso sexual contra crianças, os sinais de prestigio do religioso não param de surgir.

Desta vez foi o Diário Oficial do Município, na Edição da última sexta-feira, 15 de agosto de 2025, que traz uma portaria assinada pela própria prefeita nomeando o Pastor Erivaldo como Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Chapadinha.

"A Prefeita Municipal de Chapadinha – MA, Maria Ducilene Pontes Cordeiro, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1º - Ficam nomeados para compor a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Chapadinha, Estado do Maranhão, os conselheiros municipais eleitos entre os seus pares conforme o Regimento Interno, na forma abaixo: Presidente: Erivaldo Pereira Batista (Segmento Usuários do SUS)", diz o documento. Veja reprodução.



Conselho Municipal de Saúde é o órgão que define as políticas públicas de saúde, fiscaliza o setor e julga a prestação de contas da Secretaria de Saúde de Chapadinha.

A comunicação da Prefeitura de Chapadinha adota por prática não responder a nossos pedidos de posição.

Como o Pastor Erivaldo Batista continua preso no CDP de Chapadinha, não se sabe como a prefeita irá efetivar a nomeação do Pastor Erivaldo para o Conselho mais importante da estrutura administrativa do município.



domingo, 17 de agosto de 2025

UFMA Chapadinha Retira-se da Feirinha por Discordar de Patrocínio e Promoção Pessoal de Aluízio Santos


 

Realizada toda última sexta-feira de cada mês, com apoio de instituições como a UFMA, Governo do Estado, Prefeitura de Chapadinha, SEBRAE e Ongs, a Feirinha de Chapadinha vinha ganhando corpo e avançando como um espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar, evento cultural e marca de resistência de comunidades tradicionais... Até que a política partidária entrou e operou a primeira baixa: a saída da Universidade Federal do Maranhão do projeto.

O motivo da saída da Universidade é o patrocínio de um deputado estadual e candidato a reeleição. “Informamos que a Feira da Agroecologia da Agricultura Familiar não contará mais com o apoio do projeto de Agroecologia do Núcleo de Agroecologia e Agricultura Familiar da UFMA-NEAF Bacuri”, diz o card publicado nas redes sociais e assinado pelo professor James Ribeiro Azevedo. Veja card abaixo. 

O Canal entrou em contato com o professor James Azevedo que confirmou a saída da UFMA e detalhou os motivos. “A Feira não deve ser usada para fins político eleitoral. Nem para promoção pessoal”, declarou o professor James Ribeiro, que confirmou que o político patrocinador e que terá o nome divulgado é o deputado estadual Aluízio Santos.

Aluízio que – recentemente – foi alvo de decisão judicial contra o uso eleitoreiro de um programa entre prefeitura e uma faculdade particular, foi procurado pelo Canal, mas até o momento não se pronunciou.

A Feira da Agroecologia da Agricultura Familiar troca o apoio institucional e cientifico da Universidade Federal pela promoção de um político candidato, coisa que só a politicagem mais rasteira explica.



quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Guarda Municipal Atira e Mata Secretário de Obras em Buriti


 

Na manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Obras do município de Buriti, conhecido como Toinho Francês, foi morto após uma discussão de trânsito com um guarda municipal. 

De acordo com informações preliminares, a discussão entre os dois ocorreu em via pública e teria rapidamente evoluído para uma briga física. Testemunhas afirmam que, durante o confronto, o guarda municipal sacou uma arma de fogo e efetuou um disparo, atingindo fatalmente o secretário. 

Toinho Francês morreu ainda no local. A motivação do desentendimento e a identidade do guarda envolvido ainda não foram oficialmente divulgadas. 

O caso chocou moradores da cidade e está sendo investigado pelas autoridades competentes.

Informações: Portaç Leste Maranhense

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Escândalo Sexual: Política de Afonso Cunha Vira Caso de Polícia


 

Uma bomba caiu no meio da política de Afonso Cunha: vereadora presidente da Câmara acusa vice-prefeito de tentativa de estupro, ambos pertencentes ao mesmo grupo político. Abaixo o canal traz relato extraído do blog do John Cutrim e nas próximas postagens destacamos uma apuração exclusiva sobre a trama política por trás do episódio.   

O incidente envolvendo o vice-prefeito de Afonso Cunha, Floriano Pereira da Costa (PDT), por acusações de tentativa de estupro, continua a gerar um grande burburinho na cidade. A liderança do legislativo municipal, a vereadora Júlia Rodrigues (PL), formalizou uma queixa na Polícia Civil e se submeteu a um exame de corpo de delito, relatando que foi vítima de agressão física e sexual no gabinete da presidência da Câmara.

A vereadora relatou que o incidente começou após o vice-prefeito ter solicitado uma reunião privada. Durante o encontro, ele supostamente trancou a porta, fez insinuações, rasgou suas vestes e ainda a agrediu fisicamente, além de tocar em suas partes íntimas. Julia também mencionou que, ao tentar se defender e clamar por ajuda, foi ameaçada de morte.

No depoimento, Júlia relatou que Floriano teria tentado manter relações sexuais contra sua vontade, puxado seus cabelos, jogado-a no sofá e desferido um soco, além de proferir “palavras de baixo calão”. Segundo o documento, o vice-prefeito não consumou o ato por “circunstância alheia à sua vontade” e ainda teria ameaçado a vítima de morte caso ela tornasse o episódio público. O exame de corpo de delito, realizado por dois peritos, confirmou a existência de “lesão compatível com trauma externo” e comprovou ofensa à integridade corporal da vítima.

Por outro lado, Floriano Pereira refuta todas as acusações feitas pela vereadora. Em uma postura de se defender, ele se apresentou de forma voluntária à Polícia Civil, onde forneceu seu depoimento e também registrou uma queixa contra Júlia, alegando que é, na verdade, vítima de calúnia e difamação.

As investigações já estão em andamento e os relatos de ambas as partes foram colhidos pela polícia. O caso agora segue para uma análise mais detalhada dos laudos periciais e a possível convocação de testemunhas que possam contribuir com a elucidação dos fatos.

A denúncia

O vice-prefeito de Afonso Cunha, Floriano Pereira da Costa (PDT), foi acusado de agressão e tentativa de estupro contra a presidente da Câmara Municipal, vereadora Júlia Pereira (PL).

Segundo a parlamentar, o ataque ocorreu no gabinete da Presidência da Câmara, durante uma reunião institucional. Ela relatou ter sido agarrada, sofrido toques íntimos, levado um soco no rosto e tido parte da roupa rasgada. Imagens gravadas pela vereadora mostram lesões no rosto e a peça de roupa danificada.

Júlia afirmou que o vice-prefeito a jogou no sofá, puxou seu cabelo e chegou a se excitar durante a agressão. “Foi horrível. Não quero que isso aconteça com nenhuma mulher. Quero justiça”, declarou. Ela também acusou Floriano de já ter feito outras “brincadeiras” inadequadas no passado.

A vereadora disse ainda que não se calará e levará o caso à Justiça. “Sou presidente da Câmara e exijo respeito, assim como todas as mulheres afonsenses. Esse cidadão é um tarado sexual”, concluiu.

Nota da Prefeitura De Anapurus Mais Confirma do Que Nega Denúncia de Paciente em Estado Grave


 

Depois da enorme repercussão do caso da paciente cuja família denunciou negligencia em parto, a prefeitura de Anapurus divulgou nota vaga com relação a defesa da equipe médica e que na prática confirma todo o relato da denúncia, incluindo horários citados pela família, a ida pra Chapadinha e até a pane na ambulância.

Abaixo a íntegra da Nota. Depois voltamos em outro posto comentando a manifestação oficial da Prefeitura de Anapurus e com atualizações sobre o estado de saúde de Ana e seu bebê.

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

No dia 09 de agosto de 2025, às 17h, deu entrada nesta unidade hospitalar uma gestante primigesta, com 36 semanas e 4 dias de idade gestacional, apresentando queixa de dor pélvica. A paciente foi prontamente recebida pela equipe médica e de enfermagem de plantão, que procedeu ao atendimento conforme os protocolos e diretrizes preconizados pelo Ministério da Saúde, realizando anamnese e exame físico obstétrico minucioso, o qual evidenciou dilatação cervical de aproximadamente uma polpa digital.

Diante do quadro, a gestante foi encaminhada à maternidade de referência regional para avaliação obstétrica especializada. Nessa unidade, foi novamente examinada por medico obstetra, que concluiu não haver indícios de trabalho de parto ativo naquele momento, prescrevendo repouso absoluto e analgésicos sintomáticos.

Às 01h do dia 10 de agosto de 2025, a paciente retornou a esta unidade referindo intensificação da dor. Novo exame obstétrico evidenciou dilatação cervical de 4 cm, caracterizando trabalho de parto prematuro.

O médico plantonista mobilizou a equipe para imediata transferência, solicitando regulação de leito para as maternidades Marly Sarney e Benedito Leite, em São Luís, não sendo possível a liberação devido à indisponibilidade de vagas. Diante disso, foi orientado o encaminhamento para a maternidade de referência em Coroatá.

Durante o processo de regulação e aguardo de leito, o quadro evoluiu rapidamente, com apagamento cervical completo e dilatação total (10 cm) às 2h20, culminando na expulsão completa do concepto.

Na avaliação do trajeto de parto, diagnosticou-se laceração do colo uterino, acompanhada de hemorragia pós-parto. Foram imediatamente instituídas todas as medidas médicas cabíveis para estabilização e controle do sangramento, conforme os protocolos obstétricos vigentes, garantindo estabilidade hemodinâmica.

Após estabilização, a paciente foi encaminhada à maternidade de Coroatá, estável, normotensa, normocardica e eupneica, para continuidade da conduta obstétrica especializada.

No retorno da equipe a Anapurus, a ambulância apresentou falha mecânica nos bicos injetores, o que ocasionou interrupção no fluxo de combustível. O problema foi solucionado, e já estão sendo adotadas medidas para evitar novas ocorrências.

O Hospital Municipal de Anapurus reafirma que todo o atendimento prestado seguiu rigorosamente protocolos técnicos vigentes, assegurando assistência integral e segura à paciente, e coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos à família e à própria gestante.

Anapurus, 12 de Agosto de 2025

Direção Clínico e Administrativa

Hospital Municipal Madalena Monteles

 

Com Belezinha e Aluízio no Meio, Supremo Começa a Ouvir Testemunhas do Caso dos Desvios de Emendas de Josimar


 

Com Belezinha e Aluízio incluídos nas oitivas, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a ouvir nesta quarta-feira (13/8) as testemunhas de defesa e acusação na ação penal aberta contra três deputados do Partido Liberal (PL) por desvios em emendas parlamentares.

As audiências fazem parte da instrução do caso, e foram marcadas ainda em junho pelo ministro Cristiano Zanin, relator da ação penal. As oitivas vão até 22 de agosto.

A ação envolve suspeitas contra Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles foram denunciados em 2024 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob suspeita de desvio de emendas parlamentares e viraram réus em março deste ano.

Segundo a Procuradoria, entre janeiro e agosto de 2020, os parlamentares, com o apoio de outras pessoas, solicitaram ao prefeito Eudes Sampaio Nunes, de São José do Ribamar (MA), propina para liberação de recursos federais.

José Eudes será um dos primeiros ouvidos pelo STF, com audiência marcada para esta quarta-feira, a partir das 9h. Ele faz parte das testemunhas arroladas pela PGR.

O valor do pedido, diz a PGR, foi de R$ 1,6 milhão para que fossem liberados R$ 6,6 milhões em emendas patrocinadas pelos deputados do PL.

Josimar é apontado pela Polícia Federal (PF), que conduziu a investigação, como o líder da organização, que utilizaria de seu “know how” de captação, destinação e desvio de emendas parlamentares para exigir a devolução de parte dos recursos federais (oriundos dessas emendas).

Já Pastor Gil e Bosco Costa seriam do braço político do grupo. Enquanto Gil tinha papel ativo acerca da devolução de parte das verbas, Costa negociaria diretamente com lobistas a captação e o desvio de dinheiro.

Belezinha vai depor no dia 15 de agosto às 9 horas e Aluízio Santos dia 16 às 14 horas.