terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Município de Chapadinha inicia campanha de combate à hanseníase

Prefeito Magno Bacelar com servidores da SEMUS

A Secretaria de Saúde do Município de Chapadinha iniciou na manhã de segunda-feira (15), a campanha Janeiro Roxo, de combate à hanseníase. O evento realizado no auditório da Biblioteca Municipal contou com a presença do prefeito Magno Bacelar, da secretária Monica Pontes e dos agentes comunitários de Saúde, que receberam capacitação para tratar da doença alvo da campanha.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente. A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.

A equipe especializada no combate à hanseníase está à disposição da população no Centro de Saúde Benu Mendes, no bairro Areal, e é composta por médico, enfermeiro e técnicos capacitados para atender os pacientes e tratar esta doença sob a coordenação da enfermeira Josy Rodrigues.

Ainda este mês será realizada a campanha Janeiro Branco, voltada para a temática da saúde mental, que também contará com o apoio da administração municipal.


Nenhum comentário: