sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Depois da Unanimidade em Favor da Transparência Câmara Volta Atrás e Acata Veto de Belezinha


 

Em uma sessão corriqueira e sem muito alarde a Câmara Municipal de Chapadinha aprovou por unanimidade, dias atrás, um projeto de lei que que tornava obrigatório a divulgação de dados e informações sobre gastos e ações de enfrentamento à covid-19.

Projeto de autoria do vereador Josenildo (de oposição) teve parecer pela constitucionalidade e legalidade confirmadas por parecer da comissão constituição e justiça e voto favorável de todos os vereadores (TODOS). 

Reação da sociedade: aplauso!

Ocorre que no dia 1º de setembro a prefeita Belezinha vetou a lei aprovada alegando inconstitucionalidade. Após o veto do executivo, o projeto foi devolvido ao poder legislativo que poderia derrubar o veto sem precisar ter novamente a unanimidade dos 15 vereadores, bastando 10 votos para manter a lei que dava mais transparência na gestão de dinheiro público.

Reação da sociedade: expectativa, ou a câmara se mantém altiva ou se rebaixa às ordens da prefeita!

Durante a sessão de ontem as dúvidas foram tiradas, a mesma comissão de constituição, depois do veto da prefeita, passou a enxergar a proposta com outros olhos. O que estava de acordo com as normas passou a ter todos os vícios de inconstitucionalidade, de acordo com o novo parecer.

No plenário a unanimidade em favor da transparência se transformou em 3 votos contra o veto da prefeita, 3 votos concordando com Belezinha, uma abstenção e sete ausências no resultado geral que sepultou a lei. 

Reação da sociedade: ainda não se sabe...   

Nenhum comentário: