sábado, 6 de novembro de 2021

Caso Nem: Câmara de Chapadinha Emite Nota Defendendo Servidores Que Teriam Agredido Jovem Especial


 

A Câmara Municipal de Chapadinha usou a página da TV Baixo Parnaíba, empresa contratada para fazer a transmissão das sessões, para emitir nota sobre o incidente envolvendo o jovem Nem e seguranças da casa, na sessão de quinta-feira, 04 de novembro.

Abaixo a íntegra da nota, depois volto comentando.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Câmara Municipal de Chapadinha vem, por intermédio de seus vereadores, lamentar profundamente o ocorrido na sessão ordinária do dia 04/11/21, em que envolveu o jovem “Ném”.

Acredita-se que a intenção dos servidores da Casa era de somente garantir a realização de mais uma sessão pacífica e sem contratempos.

Pedimos desculpas por qualquer excesso e constrangimento causado.

Externamos todo nosso respeito ao “Ném”, bem como nos disponibilizamos para qualquer apoio e ajuda necessária.

Comentário Nosso

O primeiro destaque é que a nota em momento nenhum refuta que o jovem Nem tenha sido maltratado e não nega as agressões testemunhadas por três vereadoras que vieram a público repudiar a ação.

Também merece melhor esclarecimento a parte que da nota que diz: “por intermédio de seus vereadores”. A nota é opinião de todos os vereadores da casa? Como quatro vereadores já repudiaram o ocorrido, os demais 11 vereadores assinam essa nota e concordam com a maneira como o Nem foi tratado?

A parte mais ridícula da nota é expressa quando ali se diz “acredita-se que a intenção dos servidores da Casa era de somente garantir a realização de mais uma sessão pacífica e sem contratempos”.

Todos que frequentam o parlamento municipal por décadas são unanimes que testemunhar que o Nem acompanha as sessões sem interferir em absolutamente nada e nunca – em tempo algum! – causou qualquer contratempo aos trabalho da casa legislativa.

Sem desmentir a informação de que o presidente Antonio Tote teria dado duas ordens para a retirada do Nem, a nota joga nas costas de dois simples servidores toda a responsabilidade pelo acontecido que foi amplamente repudiado pela sociedade.

Por não ter assinatura do presidente Tote, da mesa diretora ou de qualquer vereador; por tentar jogar culpa em simples funcionários; e, por não ter coragem sequer de reconhecer quaisquer erros, a nota quase conseguiu ser mais covarde e estúpida que as agressões sofridas pelo Nem.      

Nenhum comentário: