quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Magno e Belezinha em Nepotismo Cruzado e Repetido como Alvo do Ministério Público


 

“Diante da clara afronta aos Princípios Constitucionais da Moralidade Administrativa, Impessoalidade, Igualdade e Eficiência, que regem a Administração Pública, decorrente da prática nefasta do nepotismo, resolveu o Ministério Público ajuizar a presente ação para a responsabilização do agente ímprobo”.

O trecho entre aspas acima faz parte de uma ação do ministério público de Chapadinha contra o ex-prefeito Magno Bacelar por nepotismo em sua gestão de 2017 a 2020. E a promotoria vai além e demonstrar rigor em incluir a modalidade do chamado nepotismo cruzado na ação contra o ex-gestor.

“Lamentavelmente, o nepotismo pode ser observado como uma prática corriqueira na administração pública brasileira, seja de forma declarada, seja na forma dissimulada, como é o Nepotismo cruzado. É de conhecimento geral no país o costume dos gestores públicos tornarem os cargos comissionados e funções de confiança e gratificadas, em quase sua totalidade, em verdadeiros “cabides de emprego” para seus familiares, que passam a ser remunerados às expensas do Poder Público, sem qualquer outro critério de seleção”, pontua a promotora Ilma de Paiva Pereira, em ação datada de 29 de setembro de 2021.

Trecho da Ação do MP contra Magno


No rol dos casos apontados como nepotismo pela promotoria destacam-se a ex-primeira dama Danúbia Carneiro (secretária de educação e depois assistência social), Débora Lesnie de Almeida Carneiro (secretária de tributos), o pai do então procurador Felype Barros e ainda dois ex-cunhados do então prefeito.

Curiosamente o documento do Ministério Público local lista uma série de parentes dos vereadores Marcely Gomes, Luís Barbeiro e Missicley Araújo, da base governista da época, como incursos em nepotismo cruzado.

No final a Promotoria de Justiça pede a condenação de Magno Bacelar à suspensão de seus direitos políticos por 5 anos e pagamento de multa.

Mesmo Álbum com Novas Figurinhas

Deusilene Tomando Posse ao Lado da Irmã Prefeita


O processo segue em fase inicial, a defesa de Magno ainda vai se manifestar e vamos acompanhar o desenrolar. Principalmente porque se reparar apenas para as nomeações mais notórias da atual gestão de Belezinha, vai pelo mesmo rumo no sentido de que se tinha Danúbia nomeada, agora tem Aluísio Santos como secretário poderoso, se tinha a cunhada agora tem a própria irmã de Belezinha, Deusilene Pontes, como secretária de finanças.

Na modalidade nepotismo cruzado tem a secretária de educação Nara Macêdo esposa do vereador e inúmeros cargos de segundo escalão de parentes de vereadores da base a espera de serem devidamente identificados e listados em nova ação que só precisa mudar os nomes já que as práticas são iguais ou muito parecidas.   


Nenhum comentário: