quarta-feira, 9 de maio de 2012

Saúde: Ambulâncias e a Falta Delas Como Manifestação da Tragédia Maranhense


Perguntar por que faltam ambulâncias em Chapadinha é tão importante quanto indagar porque tantos problemas de saúde não podem ser resolvidos aqui mesmo.

Em entrevista ao blog a direção do HAPA afirmou que Chapadinha deve contar com três ambulâncias. Suponhamos que por desleixo ou desvios duas delas quebrem ao mesmo tempo? Alguém irá dizer – e com razão – que as ambulâncias que temos são poucas e que cabe à prefeitura mantê-las em funcionamento. Mas fazendo especulação mais azarenta: se tivermos 6 ambulâncias e desgraçadamente adoecerem seguidamente 7 pessoas; para o sétimo enfermo nada adiantará a desculpa de que as outras 6 ou mais ambulâncias estejam em viagem.

Eis porque a ambulância capaz de salvar uma vida é a forma mais visível da tragédia da saúde maranhense... Essa procissão de ambulâncias que vemos na estrada rumo a São Luis é a prova da falta de resolução em nossas unidades de saúde.

O próprio governo reconhece isso tocando um programa de construção de UPAS e hospitais em várias cidades. Se há controvérsia quanto a capacidade de manutenção de tais hospitais, a iniciativa assume o atraso do setor e faz uma tentativa de  acerto.

Em Chapadinha o debate público tem apontado a prefeitura como única culpada pela situação, praticamente isentando o governo do estado de sua responsabilidade com a saúde da Região.

Sem eximir o poder municipal de suas falhas, a exclusão do estado das cobranças e pressões tem dois motivos: o vínculo dos dois grupos majoritários com o esquema Sarney e a proximidade da eleição de prefeito. Nossos líderes políticos não ousam importunar o poder com tais anseios da população, ninguém pergunta: "por que hospitais em toda parte menos aqui? e sempre é mais fácil jogar pedras na “Geni” municipal. 

Enquanto a pressão popular não chegar à esfera estadual, os problemas de hoje poderão até produzir efeitos eleitorais. Mas ano que vem estaremos novamente contando ambulâncias e procurando o culpado mais fácil para as mazelas da saúde.

Foto: Jornal Pequeno

3 comentários:

Oberdan Galvão disse...

Caro Alexandre,
A cobrança deve ser feita é do município mesmo, pois o sistema adotado no país coloca tal ente como principal responsável. Ademais, é público e notório que Chapadinha está inserida no modelo de gestão plena e que no ano de 2011 recebeu aproximadamente 11 milhões de reais. Convenhamos! É muita grana para tanto DESCASO. E não esqueçamos, que todo bônus tem um ônus.

http://ma.transparencia.gov.br/Chapadinha/receitas/por-acao/repasses?exercicio=2011&funcao=10&acao=8585&favorecido=11844664000153&pagina=1#paginacao

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_entendendo_o_sus_2007.pdf

Alexandre Pinheiro disse...

Mais plena que São Luis não tem, ainda assim se não fossem as UPAS e outras iniciativas o caos seria maior. Não se deve deixar de cobrar e criticar o município, meu texto não diz isso, ele clama pela inclusão do governo do estado na solução!!!

Mendes aguiar disse...

É meu caro Alexandre é por isso, que existe a oposição porque sem ela, a vida de políticos corruptos, torna-se fácil. Tem existir alguem, pra criticar. A SAÙDE em nosso país, vai de mal, a pior pois tem dinheiro para combater os ribeirinhos massacrados pelas enchentes, no norte, tem dinheiro para combater a miséria dos sertanejos prejudicados pela seca no nordeste, mais não tem um centavo para melhorar a SAUDE do Brasil. E digo isto com propriedade pois ai mesmo em chapadinha, um Médico já foi prefeito, e não resolveu o problema da saúde. Tambem nunca deram o direito do Dr. Manoel Sebastião Pinheiro ser Prefeito pois acho ele um dos políticos mais honestos do país só que ter honestidade hoje, é apoiar a desgraça do nosso país.