quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os Blogueiros, a Liberdade de Imprensa e o Debate que Interessa


Para além da infrutífera contenta entre blogueiros governistas e oposicionistas (que por vezes assemelha-se a birra de criança) há um debate importante em tela sobre blogues, jornalistas versos políticos e autoridades da justiça, que gostaria de iniciar usando algumas declarações recentes do chefe do poder judiciário em nível nacional.

“Para que a democracia saia do papel e se incorpore em nosso cotidiano e em nossas instituições, sustenta o ministro Ayres Britto, a Constituição Federal investiu em estratégias, e colocou a serviço dessa democracia a liberdade de imprensa. Isso faz entre os dois um vínculo indissociável, um cordão umbilical. “Cortar esse cordão umbilical é matar as duas: a democracia e a imprensa”, afirmou o ministro Ayres Britto.

Este blogue – meus caríssimos leitores sabem bem disso – tem no debate elevado e na defesa da liberdade de expressão princípios com os que reafirma o primado da prática democrática que a todos nós permite manifestar opinião e assumir legitimamente lado partidário ou ideológico.

Neste contexto, mesmo desrespeitado por termos, digamos... pouco elegantes, tenho falado em favor até de quem discorda de mim como em texto que publiquei em 14 de abril do ano passado em defesa da liberdade do titular do Chapadinha Anúncios. Releia (aqui).

O momento eleitoral deste ano traz a inovação da relevância do papel das páginas de internet na disputa por mentes e corações.  Por isso candidatos tentarão dificultar a ação de jornalistas desfavoráveis com ações judiciais. Blogueiros de um lado e de outro responderão inevitavelmente a processos. Nada de anormal e nada capaz de suplantar as conquistas de liberdade cravada na letra e no espírito das nossas regras constitucionais.

Os blogues mais ou menos responsáveis sairão deste combate na inversa proporção de mais condenações quanto menos criteriosos forem.

O perigoso nesta fase não é o revés deste ou daquele veículo, mas o desvio do debate: quando se deveriam esmiuçar os feitos e defeitos dos postulantes políticos, ficam a desforrar rivalidade entre colegas, que mesmo divergentes, deveriam defender a liberdade de todos e até (no limite da lei e do respeito institucional) suspeitar e enfrentar certos rompantes autoritários, se for o caso. 

Um comentário:

Ivanildo Lima disse...

Falando em pagamento, qual o motivo de a prefeitura ter feito o último fora dos prazos legais? No blog do William a informação foi postada, sem o estardalhaço corriqueiro, pois ele mesmo sabia o prazo legal já havia estourado. Falta seriedade ao veicular informações.