segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Escolas Municipais de Chapadinha irão aderir ao feriado da Consciência Negra



A Secretaria Municipal de Educação  (Semed), vem por meio deste informar a toda a comunidade escolar que amanhã (20) não haverá aula nas escolas da rede pública municipal de ensino, devido ao estado do Maranhão ter aderido pela 1° ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Sobre a reposição da aula, reiteramos que todo o trabalho, numa escola, é pautado, de um lado, no projeto pedagógico e, de outro, no calendário escolar. Ambos têm de ser cumpridos e atendidos, na sua totalidade.

Essa obrigatoriedade está expressa na LDB(Lei nº 9.394/96):

Artigo 12 – Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

III – assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

Artigo 13 – Os docentes incumbir-se-ão de:
V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

Artigo 24 – A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:


I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

As coordenações e gestores escolares em comum acordo deverão informar posteriormente a data para a reposição da aula.

Educação é direito de todos e nosso compromisso.

Nenhum comentário: