sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Talvane e Higor: A Cambalhota e a Dança da Velhíssima Política


 

Quem acompanha a política de Chapadinha sabe que o Dr. Talvane em uma campanha está de um lado, na seguinte muda para o concorrente. Isaías, Magno e Belezinha se alternaram tendo Talvane como aliado e adversário em eleições passadas. Mas nesta ele se superou: começou candidato, desistiu pra apoiar Magno e agora vai para o lado do Higor. Não pulou, deu cambalhotas no mesmo lugar.

Evidente que esse zigue-zague não retira a liderança mediana de Talvane, não ameaça a eleição de sua esposa Lara a câmara municipal e nem diminui o impacto negativo para a campanha que ele agora abandona, embora de fato dela (da campanha de Magno) ele nunca tivesse efetivamente participado.

Nestas idas e vindas, Talvane não costuma dar ponto sem nó, sempre ganha alguma coisa, ficando a pergunta básica no ar: o que Higor oferece? A secretaria de saúde? O apoio à reeleição da filha deputada não é, já que Higor tem compromisso com Rafael Leitoa.  

Com o discurso de novo e que não faz negociata, Higor ou enrola Talvane ou engana os que acreditam em sua firmeza política e capacidade para mudar as coisas de fato. Qualquer alternativa destas é dançar conforme a música da velhíssima política.  

Já o Dr. Talvane, respeitado como médico, boa praça e que tinha tudo pra dominar a política local, tem contra si o sesto da inconstância que o acompanha como uma “divindade” a sussurrar em seus ouvidos: prefeito nunca será...        


Nenhum comentário: