sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Corrupção Escrachada de Maranhãozinho e Sua Turma Vira Capa de Revista Nacional


 

As relações perigosas entre Josimar Maranhãozinho, emendas facilitadas pelo governo Jair Bolsonaro e prefeituras dispostas a entrar em esquemas de corrupção que viraram alvo da Polícia Federal colocaram o padrinho político da prefeita Belezinha e do secretário Aluísio Santos na capa de uma revista nacional com direito a foto com caixas de dinheiros e a conotação de que as operações de Josimar e seus aliados compõem um quadro de corrupção escrachada destacado na capa da Revista Cruzoé.

“Aliado de primeira hora do Palácio do Planalto, o deputado comanda o diretório maranhense do novo partido de Bolsonaro. Ele se gaba de ser próximo do presidente da República, com quem esteve pessoalmente algumas vezes desde que assumiu uma vaga na Câmara, no início de 2019”, diz a matéria da revista.

“Ex-prefeito de Maranhãozinho, o município minúsculo de menos de 20 mil habitantes encravado no norte do Maranhão que lhe empresta o nome, Josimar tornou-se um fenômeno da política no estado. Após dois mandatos de deputado estadual, foi eleito pela primeira vez para uma cadeira no Congresso Nacional com votação recorde e conseguiu costurar uma rede de apoio político comparável àquela que, em outros tempos, serviu a outro coronel maranhense, José Sarney. Hoje, Josimar de Maranhãozinho controla pelo menos seis dezenas de prefeituras, tem a mulher como deputada na Assembleia Legislativa e exerce forte influência sobre a bancada federal do estado. Já se lançou candidato ao governo do Maranhão nas eleições do ano que vem – um posto que ele sonha conquistar com a presença do agora correligionário Jair Bolsonaro em seu palanque”, continua a Cruzué.

“Maranhãozinho é o personagem principal de pelo menos duas investigações que correm no Supremo para apurar um esquema de compra e venda de emendas parlamentares em funcionamento no Congresso. Além dele, outros dois deputados federais e um senador da República são investigados. O deputado do PL é suspeito de pagar uma espécie de “pedágio” para que colegas parlamentares se juntem a ele destinando emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que, logo após receberem as verbas, contratam empresas ligadas ao esquema que devolvem o dinheiro, lavado e em espécie. Corrupção pesada. E escrachada”.

 A matéria da Revista Cruzoé (leia a íntegra aqui) está repercutindo fortemente na mídia nacional, as consequências da divulgação dos graves fatos são imprevisíveis nas esperas políticas, policiais e judiciais para Maranhãozinho e seus aliados.   





Nenhum comentário: