quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Ainda Sobre a Mudança na Saúde...


 

Antecipada por este blog, a notícia da troca de comando na Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha ainda merece algumas considerações e análises administrativas e, principalmente, políticas tendo foco nos três principais personagens diretos: Dr. Levi, Dr. Richard e Alberto Carlos.

Ao apontar como perfeita gestão do ex-secretário Richard Wilker, o discurso oficial para justificar a mudança bate de frente com a realidade dos fatos e desdenha da inteligência da opinião pública. A (quase) perfeição de Wilker se choca com a dificuldade para deslanchar as vacinas, a gestão da covid em maio de 2021 com recordes de mortes e UBSs fechadas em meio àquela crise, a repercussão nacional da morte da criança por raiva humana e constatação da fraude de 6 milhões na licitação dos exames de próstata que foi barrada pelo TCE, só pra citar alguns casos, mostra que a perfeição andou foi longe.

De acordo com a prefeita, o Dr. Richard se dedicou exclusivamente à saúde do povo de Chapadinha um ano com o salário de 2 mil e 800 reais, bem abaixo da realidade salarial de um médico. Nesta parte Belezinha finge que isso é verdade e toda a Chapadinha finge que acredita. Porque se acreditasse mesmo teria que colocar uma estátua do Dr. Richard pela filantropia.  

Apesar da desnecessária lembrança feita pela prefeita de que ele é zootecnista, que ele vai cuidar de papéis e não consultar pessoas, Alberto é um dos melhores quadros de seu grupo político e o fato de não ser da área médica não o desmerece em nada. Ele parece ter capacidade para o cargo, se vai confirmar tal capacidade é o andamento da gestão dele quem vai dizer.

O segredo do sucesso para Alberto (e para qualquer outro secretário) está na capacidade de convencer Belezinha do que precisa ser feito, já que autonomia é sonho impossível para a realidade de momento.

Por último, sobre o vice-prefeito Dr. Levi Pontes, o desprestigio foi tão público e contundente que qualquer comentário antes de um pronunciamento dele sobre o tema só aumentaria a desfeita.   

Nenhum comentário: