sábado, 26 de agosto de 2023

Ranking da Transparência do TCE: Prefeitura de Chapadinha tem Nota Péssima e Câmara Consegue Ser Pior


 

Num esforço para que órgãos e entidades públicas promovam a divulgação em local de fácil acesso informações oficiais sobre contas públicas na Internet, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão TCE divulgou o ranking da Transparência de prefeituras e câmaras municipais de todo o estado.

O Levantamento foi realizado no período de 16 de março a 30 de junho e divulgado em 24 de julho de 2023 no Diário Oficial do TCE-MA.

Para surpresa de um total de zero pessoas, o desempenho da Prefeitura de Chapadinha foi péssimo e a nossa Câmara Municipal conseguiu a proeza de ser pior ainda. Aos números.  

Numa escala de transparência simbolizada por pelas letras A, B C e -C, onde A é a melhor e -C, obviamente a pior, a Prefeitura de Chapadinha tirou letra C. Enquanto o munícipio melhor colocado (Trizidela do Vale) teve nota 9,93, o boletim de Chapadinha veio com 6,39.

Print da Tela Inicial do Relatório do TCE-MA


Para se ter ideia do tamanho do apagão de transparência a prefeitura de Chapadinha, que, por população, renda e recebimento de repasses financeiros fica sempre entre os 10° e o 14° maiores municípios, no quesito da transparência ocupamos a posição de número 97. Para evidenciar o fiasco, na região há 7 municípios à frente de Chapadinha: Urbano Santos (8,07); Tutóia (8,03); Itapecuru (7,92); São Bernardo (6,95); Brejo (6,62); e, até Duque Bacelar (6,47) e São Benedito do Rio Preto (6,43).

A prefeitura de Chapadinha adota sistemática postura de não responder a nossos questionamentos.

Se hoje todos sabemos que – além de exigência da lei – a transparência nas contas dos órgãos públicos é forma democrática de controlar gastos, evitar desvios e a corrupção, não há como não colocar em sentido oposto o propósito de quem esconde dados das contas públicas.

Ah, e a Câmara Municipal? Para não ficar muito longo o texto e na espera de ouvir a Mesa Diretora do Parlamento Municipal, tratamos nos próximos posts. Mas acredite, pelos documentos disponíveis por nossa redação, na Câmara a coisa é bem pior.    

Para ler a íntegra dos dados do TCE-MA, clique AQUI

Nenhum comentário: