quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Em Nota Governo Belezinha Culpa Gestão de Vânia por Restrições no FUNDEB


 

Em nota divulgada hoje (10/01/2023) pelo Portal da Prefeitura de Chapadinha no Facebook, a administração Belezinha culpou a gestão de Vânia pelos indicadores negativos divulgados recentemente e responsabilizou a pandemia pelo atraso na divulgação dos dados.

“O município enfrenta a inabilitação sobre esses recursos do VAAR em 2024 devido ao não cumprimento de uma das cinco condicionalidades do Novo Fundeb: a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas; nos anos de 2017 a 2019, período que compete à gestão anterior, e quando não foram atingidos os critérios analisados pelo Governo Federal”, diz a atual gestão. “Os últimos dados analisados são dos anos de 2017 a 2019, em virtude da pandemia que atingiu todo o país em 2021”, completa.

A nota – veja íntegra abaixo -, culpa ex-gestora e atual vereadora aliada, mas se limita a reiterar realizar ações de pagamento em dia, valorização dos servidores, construções de prédios e contratação de especialistas que a gestão anterior também dizia fazer. Para completar parte da cúpula da gestão anterior também foi mantida nos cargos mais importantes.

Vamos ter que esperar os próximos dados...    

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação - Semed, vem a público esclarecer a inabilitação para receber Recursos do VAAR 2024.

O município enfrenta a inabilitação sobre esses recursos do VAAR em 2024 devido ao não cumprimento de uma das cinco condicionalidades do Novo Fundeb: a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas; nos anos de 2017 a 2019, período que compete à gestão anterior, e quando não foram atingidos os critérios analisados pelo Governo Federal. Os últimos dados analisados são dos anos de 2017 a 2019, em virtude da pandemia que atingiu todo o país em 2021.

É importante destacar também a relevância da Portaria Interministerial nº 6 de dezembro de 2023, que estabelece estimativas e valores para o exercício de 2024, apontando uma estimativa de R$ 3.361.320,43 a mais em comparação com a receita prevista para 2023, sem gerar prejuízo ao município. Esclarecemos a possibilidade do município receber complementação do VAAR, conforme o Art. 14 da Lei nº 14.113/2020, mediante o cumprimento das condicionalidades exigidas pelos Ministérios da Educação e da Fazenda.

A gestão da Prefeita Belezinha reitera seu compromisso com a valorização dos profissionais da Educação, destacando pagamentos antecipados, sem atrasos, investimentos em melhorias estruturais e psicossociais, com a contratação de psicólogos para atender professores e alunos, e assistentes sociais nas escolas municipais, para proporcionar qualidade e respeito a todos os envolvidos no processo educacional.

Nenhum comentário: