terça-feira, 11 de maio de 2010

Dois Comentários e Nenhuma Discordância

Sobre a repercussão do texto anterior, pinço dois comentários: o primeiro do filósofo e professor Jânio Ayres e o segundo do blogueiro Antenor Ferreira. Leiam, depois volto comentando.
Professor Jânio:
“Não concordo justamente porque toda e qualquer mensagem tem um fundo ideológico, um objetivo a ser alcançado e, de certa forma, o objetivo é de quem escreve, e não de quem lê.Agora, muitas vezes, há o falseamento e a fantasia sobre a mensagem para que ela se torne aprazível a quem lerá. Contudo, não devemos nos abster da noção de que a mesma é intensional e visa convencer o leitor daquilo que o emissor transmite.Não existe neutralidade na mensagem. Isso é uma ilusão.”

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Antenor Ferreira
“Um deles usando textos pragmáticos e um tanto retrógrados, tenta de todas as formas ludibriar a mente de nosso público, tanto que se perde nas próprias palavras, afinal de contas, se eu não puder confiar na veracidade sequer do que escrevo, quem pode confiar em minhas palavras? Aí fica a interrogação ao nobre jornalista do por que do título de tal postagem ONDE ESTÁ A VERDADE? , se nem ele sabe o que diz.”

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Comento
Na opinião do professor Jânio, que frisa inicialmente concordância, não vejo discórdia porque eu mesmo afastei qualquer pretensão de neutralidade, mas comungo da necessidade de se alertar aos leitores que não existem escritores desinteressados em termos ideológicos. A honestidade intelectual consiste em influenciar com bons argumentos, abrir debates importantes e permitir que a consciência dos leitores estabeleça cada verdade pessoal.

No segundo comentário, acho que não há desacordo por pura impossibilidade de diálogo, uma vez que o autor não conseguiu entender meu texto antes divergir. Quem sabe na próxima!

Um comentário:

Herbert Lago Castelo Branco disse...

Não acredito em imparcialidade na imprensa. Toda informação é manipulável e pode ser repassada tanto de forma positiva como negativa. Meu temor é que sejam estabelecidos freios para o livre fluxo de opiniões tão natural ao meio internet. Em outras palavras: o que me mete medo é a legitimação da censura.
Os Blog's estão a cada dia se firmando como importantes meios de comunicação, com informação distração e entretenimento.
Uma das grandes interrogações para Blogueiros e jornalistas que trabalham com conteúdo noticioso na web diz respeito aos comentários de internautas . Já existem infinidades de opiniões colocadas no ar, em que a pessoa se manifesta a favor ou contra um governo, ou em favor de fulano ou sicrano.
O importante é passar a informação quer seja de fundo ideológico ou não e deixar para que os leitores julgue e tire livremente suas conclusões.

Herbert Lago Castelo Branco