quarta-feira, 13 de junho de 2012

Polícia Diz Ter Esclarecido Morte de Décio e Começa a Prender Envolvidos


A Polícia Civil cumpre, neste momento, oito mandados de prisão e busca e apreensão na operação “Detonando”, que acaba de elucidar o assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, morto a tiros dia 23 de abril.

Na operação estão sendo empregados doze delegados e setenta policiais civis e homens do GTA, com objetivo de prender o executor e os apontados como mandantes do assassinato.
Uma coletiva de imprensa será concedida às 11h desta quarta-feira (13), no Palácio dos Leões, para mais detalhes sobre a ação policial.
Segundo as primeiras informações colhidas pelo blog, pelo menos dois empresários já estão presos. O assassino do jornalista já estava preso há oito dias e “derrubou o serviço”, como se  diz na linguagem policial,  em troca do benefício da delação premiada.
Tudo leva a crer que a morte do traficante Valdênio José da Silva, 38, um dos suspeitos de participar da morte de Décio Sá, tem a ver com a elucidação do crime.
Mais informações ao longo do dia.
A polícia acredita que tem tudo a ver com posts de Décio Sá sobre o assassinato de um agiota em Teresina a execução do jornalista no dia 23 de abril, num bar na Avenida Litorânea.
Os homens da SSP prenderam hoje os empresários Glaucio Alencar e seu, pai, conhecido como Miranda. Eles são os supostos mandantes, trabalham com venda de merenda  escolar para prefeituras e são suspeitos de envolvimento com agiotagem em todo o Maranhão.
A teia para a elucidação do crime começou a ser desenrolada quando os investigadores ligaram duas postagens do Blog do Décio –  Homem que devia agiotas no Maranhão é executado em Teresina e Morte de Fábio Brasil ainda vai dar muito o que falar - ao assassinato do jornalista.
Ocorre o seguinte: Fábio Brasil, conhecido agiota de Teresina, teria contratado um pistoleiro para matar Glaucio Alencar, a quem devia R$ 200 mil. O acerto para o assassinato girava em torno de R$ 100 mil.
Sem dinheiro para pagar pelo “contrato” com o matador, “Fabinho” foi descoberto quando o próprio “contratado” revelou a Glaucio a trama e ofereceu seus serviços pelo mesmo preço.
A amigos, Glaucio negou que tenha aceitado a proposta. Mas o fato é que duas semanas após esse evento, Fabio Brasil foi morto a tiros. Valdênio José da Silva – preso logo no início das investigações e morto a tiros anteontem (11) já havia confessado participação no crime do Piauí.
Décio Sá soube do assassinato e fez a primeira postagem. Depois, por meio de um amigo em comum com o agiota, soube de toda a trama e fez a segunda (veja nos links acima).
Na mesma época, num encontro num restaurante, Glaucio estava à mesa com alguns jornalistas e blogueiros quando surgiu o assunto do crime. Décio disparou: “Eu estou sabendo que foste tu quem mandou matar o Fábio Brasil”.
Todos emudeceram.
Glaucio, então, chamou Décio para um conversa reservada e outra ocasião e disse que não foi ele quem mandou matar o agitoa piauiense, mas um cidadão chamado Junior Bolinha – empresário do ramo de veículos, espécie de sócio do suposto agiota e também preso na operação “Detonando”.
Bolinha – que já havia perdido uma concessão da Coca Cola em Santa Inês  por conta de uma denúncia publicada no Blog do Décio em 2009 - de alguma forma soube que o jornalista tinha essa informação e sentiu-se novamente ameaçado pelas postagens.
Segundo Glaucio, Bolinha teria agido por conta própria para mandar matar o jornalista.
Em tempo: Fábio, subcomandante do Batalhão de Choque da PM, também já foi preso. Ele teria emprestado a pistola .40 utilizada no crime.

Jhonatan de Sousa Silva (foto ao lado e compare com o retrato falado abaixo), 24, natural da cidade de Xinguara, no Estado do Pará, é o principal suspeito de ter assassinado o jornalista e blogueiro Décio Sá, na noite do dia 23 de abril, num bar na Avenida Litorânea.
Ele será apresentado em coletiva à imprensa na sede da SSP, no Outeiro da Cruz, às 15h desta quarta (13).
O acusado foi preso dia 5 de junho, por tráfico de drogas. Numa casa alugada na Avenida General Artur Carvalho, durante revista, policiais da Seic encontraram nove tijolos de crack de 1,1kg  cada um, totalizando aproximadamente 10 quilos da droga; uma máquina de prensar a droga; uma escopeta calibre 12 e uma pistola ponto 40, que segundo a Polícia, seria de um policial que perdeu durante diligências.
Além da autuação pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de uso restrito, o criminoso já responde por um duplo homicídio na cidade de Santa Inês, onde ele teria matado duas pessoas por conta de uma discussão, e ainda outro homicídio ocorrido em Xinguara, cidade natal do criminoso.
Jhonatan e um comparsa identificado como Gleyson Marcena de Sousa, 26, natural de Rio Maria, também no Estado do Pará, já vinham sendo investigados desde o período em que chegaram à residência de luxo.
“A partir do momento que começamos a levantar informações sobre a existência de uma forte comercialização e distribuição de drogas na região, passamos a investigar e colocar policiais fazendo campanas no sentido de desbaratar a dupla envolvida com o tráfico de entorpecentes”, disse Augusto Barros à época da prisão.
Matérias do Blog do Gilberto Léda

Nenhum comentário: