segunda-feira, 20 de julho de 2015

Bonitinha Mas Ordinária: Empresa de Telefonia Vira Construtora e Barracão Inexistente Aumenta Suspeita de Superfaturamento na Praça da Bíblia

Foto no Período das Obras sem o Barracão de 41 mil reais

Já pensou se você fizesse uma reforma na sua casa e o pedreiro, depois de pronto, começasse a perguntar se tava ou não tava bonita, sem lhe dar o direito de procurar saber quanto custou e se os materiais colocados condizem com a despesa final? Assim a turma da prefeita Belezinha quer travar um falso debate sobre a Praça da Bíblia.

A falta de lógica é tão evidente: “ficou bonita ou não ficou bonita?”, indagam, como se alguém em sã consciência imaginasse uma reforma pra ficar pior que antes. Se há pontos questionáveis como a retirada desnecessária das árvores e o avanço de um estacionamento em uma área que deveria ser de uso de pedestres, o confronto que Belezinha e seus porta-vozes na mídia fogem é o das contas, das informações sobre a empresa supostamente de fachada que atuou na reforma e das evidências de envolvimento da Júnior Construções como verdadeira executora da obra superfaturada segundo vereadores. Passamos aos pontos.

Loja de Telefone Construindo Praça
Em empresa que venceu a licitação para construir a Praça da Bíblia pelo valor de 277 mil reais, até 2014 era uma loja de celular, representante da Claro em Chapadinha e seu proprietário era Mário Sesar Pessoa Filho, que é filho da secretária municipal de igualdade racial e ex-vereadora Chiquinha Pessoa. De acordo com a documentação da firma a Roma Telecomunicações Limitada virou Construtora em 2014, pouco antes de vencer a sua primeira licitação na prefeitura de Chapadinha.







Alterações Contratuais da Empresa Roma Telecomunicações/ Construções

Mário Filho, de acordo com seu pai, Mario Pessoa – que é o gerente da empresa e encarregado da obra – já não consta do quadro de sócios da ROMA Construções e que a substituição se deu em função da impossibilidade de contratar a empresa dele por ser filho de secretária da prefeitura.

Outra Alteração Contratual da ROMA

Secretária Chiquinha e Equipe da Roma Quando Ainda Vendia Telefones da Claro
Abaixo: Fachada da Loja antes de virar Construtora 


Aqui já como Construtora Roma

Mario Pessoa confirmou as alterações contratuais para mudança de atividade e de sócios, informou que o endereço da construtora hoje é na avenida Ataliba Vieira e que Mário Filho é proprietário de uma empresa de celular que atua em São Luís.   

No período da obra por diversas vezes caminhões da Júnior Construções e Caçambas de propriedade de Belezinha foram vistos no local despejando material ou realizando serviços, o que colaboraria com a suspeita de que a sejam as empresas de Belezinha as verdadeiras responsáveis pela empreita. (veja fotos abaixo)

Carro da Jr. Constrições (loja de Belezinha) Entregando Material na Praça

Caçambas de Belezinha Trabalhando na Obra da Prefeitura 

Superfaturamento: 25 Mil de Tapumes, Barracão Inexistente de 41 mil e 94 mil com Piso.

Planilha com gastos com Piso em Vermelho,
Tapumes em Verde e Barracão/Adm de Local em Azul

Os gastos de 25 mil reais com tapumes já são de conhecimento público e já foram questionados pela câmara, sem resposta da prefeitura até o momento. Na planilha da obra, a que o blog teve acesso com exclusividade, há ainda pelo menos dois itens que serão objeto de investigação por parte de vereadores: o gasto com o piso e um barracão de 41 mil reais que nunca existiu.

O piso é apresentado na planilha em três etapas 38 mil de contrapiso (que seria o preparo manual) piso cimentado no valor de 32 mil, sobreposto por ladrilhos pelo valor de 22 mil reais, que no total somam 94 mil de gastos com o piso que a câmara deve pedir parecer técnico para saber se o que foi de fato colocado justifica o pago.

O item Administração Local da Obra aparece a despesa de R$ 41.777,40, que segundo engenheiros ouvidos pelo blog seria a designação técnica para uma espécie de escritório ou almoxarifado erguidos (em geral de madeira) para que a obra e os matérias sejam geridos. Ocorre que durante toda a execução tais instalações não foram vistas no local. (Planilha acima, clique para ampliar)

Tudo Conforme a Planilha
Ouvido por nossa reportagem o encarregado da obra, senhor Mário Pessoa disse que tudo foi feito conforme a planilha e sob a inspeção do secretário de infra-estrutura Aluísio Santos. A prefeitura não se pronuncia sobre matéria do blog.

Bonitinha Mas...
O governo municipal e sua mídia podem exaltar a beleza da nova Praça da Bíblia este é o papel deles. Mas o titular deste blog vai continuar usando liberdade que tem para informar a sociedade sobre gastos públicos e para questionar com documentos os prováveis desvios ou  irregularidades. Afinal, em vários aspectos da vida há muita coisa Bonitinha, Mas Ordinária.      

Nenhum comentário: