“Gostei
do cinema porque assisti ao Batman”, a declaração é de Gabriel Amorim, 9 anos,
que todo feliz, e junto a outros usuários do Serviço Travessia, comemorou,
nesta terça-feira (7), um ano do ‘Travessia’ e a oferta de novos serviços como
o ‘Travessia no Cinema’, ‘Travessia na Praia’ e ‘Travessia na Folia’. A ação,
do Governo do Maranhão, desde o seu lançamento, está revolucionando a vida dos
usuários permitindo-lhes o direito de ir e vir com mais dignidade.
Para comemorar a data, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e
Serviços Públicos (MOB) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular (Sedihpop) anunciaram novos serviços que beneficiam ainda
mais o público do programa. O ‘Travessia no Cinema’, ‘Travessia na Praia’ e
‘Travessia na Folia’ integrarão o Serviço Travessia, incluindo novas formas de
atendimento às pessoas com deficiência já cadastradas, e, tudo isso, de modo
completamente gratuito.
Representando o governador Flávio Dino durante a solenidade que
marcou as comemorações em alusão a um ano de criação do projeto, o
vice-governador Carlos Brandão destacou aos presentes a sensibilidade que o
Governo do Estado nutre em relação a iniciativas com este perfil.
“Assim
como o fomento a programas e plataforma a exemplo do ‘Mais IDH’, ‘Escola
Digna’, ‘Bolsa Escola’ e ‘Participa MA’, o governo Flávio Dino tem prezado e se
dedicado a viabilizar ações que se aproximam cada vez mais da garantia dos
direitos essenciais aos maranhenses. O ‘Travessia’ tem muito disso. Traz essa
identidade de fazer chegar ao maranhense o que lhe é de direito. Cultura e
lazer promovem mudanças significativas na qualidade de vida de cada um dos
participantes deste projeto, que só tende a crescer porque os seus resultados
são inquestionáveis”, avaliou Brandão.
Além desta novidade, o ‘Travessia’ também inova o serviço de
transporte gratuito porta a porta ao disponibilizar, em cada van, uma cadeira
de rodas nova. A ideia surgiu após a agência identificar que algumas pessoas
deixavam de utilizar o Travessia por não possuir, ao menos, uma cadeira de
rodas para se locomover.
Novos serviços, mais lazer
O ‘Travessia no Cinema’, que beneficiou o menino Gabriel Amorim,
passou a ser uma realidade em ações-piloto ocorridas em um cinema, na capital,
nos últimos fins de semana. Para dar início aos novos serviços, cinco pessoas
usuárias do Travessia e seus acompanhantes foram convidados para o sábado de
lazer com direito a filme, pipoca e refrigerante – tudo a escolha dos presentes
– gratuitamente.
Os novos serviços têm como principal objetivo disponibilizar uma
opção de lazer a esse público, por meio do ‘Travessia’, nos fins de semana,
como explica o presidente da MOB, Artur Cabral. “Nós vimos uma necessidade de
criar mais algumas opções de lazer para essas pessoas mais necessitadas que,
por diversos motivos, até financeiros, acabavam não utilizando o nosso serviço
para fazer essa opção de lazer que é um direito deles. Nós começamos a
trabalhar quais seriam as possibilidades e a primeira foi o cinema. No caso
desses serviços, é uma inversão da comunicação. A coordenação do Travessia
convida as pessoas ao invés de esperar a marcação, e o que nós sentimos nessa
primeira ação é que o Travessia não só dá qualidade de vida, ele muda a vida
das pessoas. Das cinco pessoas que foram assistir o filme, quatro delas nunca
tinham ido ao cinema”.
Para
completar a diversão dos fins de semana, os domingos serão marcados pelo
‘Travessia na Praia’. Será
instalado um posto do Travessia na Praia de São Marcos com cadeiras totalmente
adaptadas para banho. “Nós vimos que havia uma baixa utilização desse serviço
aos domingos e nós entendemos que um dos problemas é que as cadeiras utilizadas
não são adaptadas para andar na praia. Então providenciamos a compra dessas
cadeiras, vamos criar um ponto específico na praia de São Marcos para que essas
pessoas possam ir com seus familiares aos finais de semana”, explica Cabral.
O lazer não fica por conta somente dos dois serviços. O ‘Travessia na Folia’ esteve em
funcionamento na temporada carnavalesca. Quem desejou cair na folia pôde sair
de casa sem preocupações, uma vez que o serviço funcionou em horário estendido
a fim de garantir a brincadeira dos foliões, e, ao longo do ano, permanecerá
disponível em outras festividades, como o São João.
“O programa está voltado para garantir o acesso ao trabalho, à
saúde, à educação, mas garantir, também, o acesso ao lazer, porque todas essas
dimensões fazem parte da vida e são essas dimensões que nos tornam mais humanos
e mais felizes”, disse o secretário de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.
Um ano de Travessia
Com
capacidade de atendimento para até 1000 viagens/mês, o Serviço ‘Travessia’ é
executado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com
capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes na Região
Metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) e
Imperatriz (Davinópolis e Senador La Rocque). Em São Luís, o serviço ampliou
seu atendimento a deficientes visuais e crianças com microcefalia. O serviço já
realizou mais de 5.000 atendimentos, que resultaram em 11.026 viagens apenas na
Região Metropolitana de São Luís.
“De todos os trabalhos e projetos que viemos desenvolvendo, esse
é o que mais nos orgulha e nos emociona. Cada vez que a gente se envolve nesse
projeto, nós vemos o quanto ele é útil e necessário para uma parte
significativa da população que se encontrava muito desassistida pelo Estado. O
Estado agora chega aos mais necessitados”, finaliza Cabral.
Números
648 – Cadastrados em São Luís
5.796 – Atendimento durante um
ano
11.026 – Viagens durante um ano
1.000 – Capacidade de viagens ao
mês em São Luís
1.000 – Capacidade de viagens em
Imperatriz
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