terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Unidade do PCdoB e PPL fortalece a luta democrática no Brasil



Neste domingo (2) foi oficializada a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O ato, que ocorreu na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, seguiu-se à decisão, tomada no sábado (1) pelo Congresso Nacional do PPL e pelo Comitê Central do PCdoB neste sentido .

Com essa decisão, os dois partidos superam a cláusula de desempenho, arbitrariamente instituída com o objetivo de afastar da política os partidos com menor poder econômico.

Tanto Sérgio Rubens quanto Luciana Santos, presidentes do PPL e PCdoB, respectivamente, ressaltaram, durante a solenidade, que esta decisão representa uma resposta contundente aos planos da extrema-direita de atacar a democracia para intensificar a exploração do povo e entregar o Brasil ao capital estrangeiro.

A união PCdoB/PPL, segundo eles, representa o fortalecimento do campo da oposição e facilitará a construção de uma ampla frente democrática contra o obscurantismo, o entreguismo e os ataques à democracia.

Estiveram presentes ao ato centenas de lideranças políticas sindicais, da juventude, das mulheres, da negritude e outras, dos dois partidos, agora unificados.

Membros integrantes do Comitê Central do PCdoB e do Diretório Nacional do PPL aprovaram por unanimidade a incorporação do PPL ao PCdoB e a constituição da nova direção partidária.

O PCdoB realizará um Congresso Extraordinário em março para concluir oficialmente o processo de incorporação.

Dois postulantes à Presidência da República, Manoela D’Ávila, que inicialmente se lançou pré-candidata a presidente pelo PCdoB e depois foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad, e João Goulart Filho, que se candidatou a presidente pelo PPL, estiveram presentes. O jurista Léo Alves, que concorreu à vice de João Goulart, também participou da solenidade. Dirigentes históricos do PCdoB, como Aldo Arantes e Haroldo Lima, além de Renato Rabelo, prestigiaram o evento e apoiaram a unificação.

Foram feitas saudações por parte de representantes dos dois partidos e o ato foi encerrado com as falas de Sérgio Rubens Torres e Luciana Santos. Ao final os presentes se confraternizaram e pousaram para uma foto histórica do encontro.

Com informações do Hora do Povo 


Nenhum comentário: