quarta-feira, 23 de junho de 2021

Com Desconto de R$ 30 Vale Gás Chama Atenção para Lucro de Distribuidoras


 

O programa Vale Gás da prefeitura que por meio de uma espécie de clube de compras coletivas conseguiu um desconto de R$ 30,00 por botijão, tem o mérito de baixar o custo do gás para pessoas necessitadas cadastradas em programas sociais e acaba por expor o lucro das revendedoras como importante fator no elevado preço do gás de cozinha.

Como disse em postagem anterior, a possível vantagem para a empresa que aderir ao Vale Gás estaria na quantidade de pessoas beneficiadas na lógica da fidelização de consumidores por meio de descontos: a empresa faz um abatimento no preço e compensa a redução nos lucros com o aumento nas vendas.

Desta vez o que chama atenção é o valor do desconto: um distribuidor concedendo desconto de 30 reais, sugere que pelo menos um terço do preço do gás de cozinha que compramos seja lucro das distribuidoras.

Como nenhum comerciante aceita ter prejuízo nem pra agradar políticos, temos no caso um desconto de 30 reais e alguma margem de lucro ainda que pequena, o reforço da percepção que em meio a formidável margem de lucro e à uniformização de preços, estamos todos pagando muito mais do que deveríamos pra colocar nossas panelas pra ferver.   


Nenhum comentário: