terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Brandão x Weverton e a Crônica do Leão Sem Dentes


 

Diante de tudo que se falou e especulou sobre o dia de ontem duas coisas surgem como mais evidentes: Flávio Dino perdeu o controle de sua base política e a candidatura de Weverton Rocha é irreversível.

Na história política do Maranhão, a mera proximidade de um vice assumir o governo era fator irresistível de consolidação geral de apoio político, pelo menos até este 1° de fevereiro essa tendência inexiste.

Além da resistência surpreendentemente firme de Simplício que não se intimidou e segue candidato, basta ver a foto da entrevista de Weverton ladeado por senadora, presidente da assembleia, prefeitos e secretários de governo reafirmando apoio ao senador pedetista para sacar que até aqui o rugido do Leão não tem causado medo a ninguém.

Se não se pode menosprezar a força da máquina governamental, a procura de começar a operar com mais efetividade cambiando apoio para o pós-tucano e pré-socialista Brandão, igualmente parece que agora passa a ser tarde para levar pelo beiço a militância que rachou ao lado de Weventon.

A movimentação em tela lembra uma música antiga do Ben Jor: “E quando menos você espera (suspense)! O leão fugiu da jaula. Mas calma minha gente que o leão é sem dente. Calma minha gente que o leão é sem dente”.

Ou o Leão faz nascer e reforça a arcada dentária ou a tendência é de derrota do Palácio.   

Nenhum comentário: