sábado, 6 de agosto de 2022

E Aí, O Abrigo Não Ficou Bonitinho?


 

Só não fui aos lançamentos dos livros do poeta Herbert Lago e da professora Irislândia por conta de viagem que fiz a São Luís. Talvez até por isso, depois do evento a pergunta que "bombou" no meu Zap foi a seguinte: e aí Alexandre, o Abrigo não ficou bonitnho?

No que respondo: ainda não fui lá, mas olhei algumas fotos que não me permitem dizer que tenha ficado feio. Ocorre, contudo, é que a questão não é bem essa. É muito menos estética e mais histórica, no sentido de que se tivessem derrubado o velho prédio, chamado um arquiteto de Dubai ficaria lindo, mas já não seria o meu/nosso Abrigo.

Tão logo possa, irei ao Abrigo tomar umas cervejas enquanto aguardo o desfecho do processo que pode garantir ou não proteção ao acervo cultural da Praça Coronel Luís Vieira.  

Até lá sigo sem nenhuma pretensão ser unanime em minha opinião, de agradar agregados da prefeitura, mídia patrocinada pelo empresariado favorável à descaracterização (ou envolvido financeiramente com a mudança de cessionário) ou insensíveis de toda ordem.

O papel que busquei ter nesta polêmica eu já tenho e ninguém me tira. Defendo a arquitetura original como direito de luta por uma memória que não é só minha. Vou insistir nisso!

Nenhum comentário: