quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Iracema Meteórica: Mulher, Progressista e da Região


 

A Iracema Vale campeã absoluta de votos para deputada estadual surpreendeu a muitos Maranhão a fora, mas aqui na Região a primeira colocação entre os 42 deputados foi considerada consequência natural da trajetória da ex-prefeita de Urbanos Santos.

Já o desempenho meteórico de Iracema na disputa para a presidência da Assembleia gerou espanto e admiração. Só para se ter ideia do tamanho do feito – até onde acompanho a política maranhense e se minha pesquisa estiver certa – em caso de sucesso, Iracema será a primeira mulher a chegar ao comando do parlamento pela via do voto de seus pares.

É claro que em política nada é ganho de véspera e daqui pra fevereiro tem muito chão e diálogo, porém, mantida a tendência atual Iracema não desbancará um qualquer: Othelino é quadro qualificado da política estadual e mandatário da Assembleia desde 2015.

Em seu favor Iracema conta com empenho total do governador Brandão e não fica só nisso: eleita prefeita pelo PT ela tentou disputar a eleição 2022 pelo partido, mas foi impedida pela cúpula da agremiação que terminou sem eleger deputado e sem conseguir diminuir os vínculos da deputada com o presidente Lula e com outros quadros históricos do petismo.

Somando a todos os ventos favoráveis, Iracema também surfa na onda positiva do empoderamento feminino, da efetiva e necessária participação das mulheres em postos de comando na sociedade.

Apesar da torcida e da constatação de tudo esteja mais perto do que longe, pela Região e pelo sonho progressista que estão nos permitindo sonhar, só o que vi até aqui, muito me satisfaz.       

Nenhum comentário: