terça-feira, 20 de junho de 2023

Igual no Covidão: Prefeitura Abre Processo Contra Digitador Sobre Escândalo do Bolsa Família


 

Por mais descarado que possa parecer, a prefeitura dá indicativos que vai continuar adotando a mesma postura de apontar funcionários subalternos como responsáveis por erros graves e supostas fraudes. Foi assim no Covidão do Fantástico e assim começa a ser com o Escândalo do Bolsa Família.

Assim como fez quando abriu processo administrativo contra dois servidores da saúde pelo absurdo cadastramento de 207 mil atendimentos pós-covid, que renderam quase 4 milhões à prefeitura, agora a administração municipal resolveu, por meio da Portaria Nº 169/2023,  abrir processo contra Neurivan Reinaldo Mendes (foto), que será “averiguado os atos de possíveis fraudes no sistema CADIUNICO”, conforme diz o documento oficial. Veja recorte abaixo.

De acordo com levantamento a prefeitura tem 653 servidores recebendo pelo Município e pelo Programa Bolsa Família. 

Nossa reportagem procurou o secretário de Assistência Social, Pastor Douglas pedindo informações sobre o caso. O Pastor Douglas argumentou sigilo das apurações e nada falou sobre o caso. “Trata-se de procedimento interno sob sigilo, por isso não poderei comentar até final da apuração”, disse o secretário.

Entramos em contato com o servidor Neurivan Mendes que nada respondeu e preferiu ficar calado sobre o processo movido contra ele.

A diferença entre os digitadores do Covidão e agora os do Escândalo do Bolsa Família é que os primeiros eram moradores de outras cidades e tão logo a notícia correu eles voltaram para as cidades de origem. Já Neurivan é de Chapadinha e talvez ainda não tenha noção da gravidade das suspeitas contra ele.

O conjunto de supostos fraudes contra o Bolsa Família são considerados crimes federais. Enquanto os que receberam indevidamente estariam, em tese, sujeitos à devolução do dinheiro, os responsáveis pelo cadastro irregular tendem a responder por crimes na Justiça Federal.  

Recorte da Portaria do Processo Contra Neurivan



Nenhum comentário: