quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Estranha Nota da Guarda Municipal de Chapadinha



Uma nota de esclarecimento assinada pela Guarda Civil Municipal de Chapadinha, publicada no site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, traz a tona algumas questões de alto interesse público em seus esclarecimentos. 

Segundo a nota, a Guarda Municipal estaria sendo “denegrida” sua imagem por uma emissora de rádio. Afirma que “a GCM está totalmente desprovida de efetivo pra desempenhar suas atividades diárias, e que nem comandante, a mesma tem”, disse o comunicado. 

Relata a nota que “é uma inverdade dizer também que a Guarda não está trabalhando  ou se negando a fazer o serviço. O fato é que todos os guardas ultrapassam suas cargas horárias em  72 horas mensais e que agora já está sendo formalizada uma ação na justiça  para cobrar as horas  ultrapassadas” prossegue.

O texto continua constatado falta de pessoal para cumprir suas funções e levantando denúncias: “como proteger praças, fazer rondas em hospitais e escolas e ainda dar conta do trânsito de uma cidade do tamanho de Chapadinha com uma equipe de 7 ou 8 guardas por dia? Em Chapadinha  existia 64 guardas concursados, 05 foram exonerados e mais de 20 são apadrinhados sem trabalhar na GCM com desvio de sua principal função ou simplesmente estão à disposição sem trabalhar. O real número de guardas em pleno exercício são apenas 38” acusa a nota.

A Guarda Municipal ainda se diz vítima de “denúncias  infundadas contra “alguns guardas que não fazem parte do “sistema”, estão sendo perseguidos com punições militares: “Transgressão Disciplinar”, mas estão sendo tomadas as providências legais com boletins de ocorrência (B.O) registrado na delegacia com o objetivo de processar o Sub-Comandante da GCM por assédio moral e injúria e outros crimes. Nesta semana será averiguada a legalidade da implantação de um militar da ativa na GCM e se for constatado ilegalidade, tomaremos as devidas providências”, ameaçou a GCM.

O estranho de tudo isso é que segundo o SINDCHAP é o próprio órgão público (Guarda Civil Municipal de Chapadinha) que teria a função de apurar e de pronto corrigir tais desvios quem faz o pronunciamento em tom de denúncia. Dá pra entender?

Veja a íntegra da Nota da GCM aqui.

Nenhum comentário: