quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cassação: Processo Contra Belezinha Tem Primeira Audiência



A audiência do processo com o qual a coligação de Magno Bacelar pretende cassar a prefeita eleita Ducilene Belezinha, sob alegação de compra de votos e abuso de poder econômico, aconteceu hoje e segundo os primeiros relatos foi muito movimentada.

De acordo com informações houve quebra de sigilo bancário e fiscal decretados, Belezinha e Isaías foram ouvidos, perícias teriam sido deferidas e novos depoimentos foram marcados.

Nesta quinta-feira o blog terá acesso a cópias de depoimentos, documentos e maiores informações e, na medida do possível, publicará durante o dia de amanhã. Aguardem.   

Foto: arquivo do Foguinho 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Candidatos Têm Até 6 de Novembro Para Prestar Contas



Os candidatos que participaram somente do 1º turno devem apresentar suas prestações de contas até 6 de novembro. Além das contas de candidatos e comitês financeiros, a Justiça Eleitoral espera, no mesmo prazo, a entrega das prestações de contas dos diretórios dos partidos (municipais, estaduais e nacionais) referentes ao 2º turno.
Já os candidatos que concorreram ao 2º turno da eleição para prefeito, realizada neste domingo (28), têm até o dia 27 de novembro para entregar suas prestações de contas finais.
Quem não apresentar as contas não poderá obter a certidão de quitação eleitoral e, em consequência, ficará impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição por não estar quite com a Justiça.
O envio das prestações de contas finais pela internet não isenta candidatos, partidos e comitês da obrigatoriedade de entrega dessas prestações, com todos os seus demonstrativos e peças na forma impressa, aos cartórios de seus domicílios eleitorais.
(As informações são do TRE)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Após Publicar Fotos e Ser Demitida, Professora Vai à Justiça Reclamar Direitos


A professora demitida de uma escola pública em Imperatriz após publicar nas redes sociais fotos denunciando as condições da sala onde dava aula, afirma que já entrou na Justiça para reaver seus direitos.


As fotos mostram o teto da escola Guilherme Dourado cheio de goteiras e alunos usando guarda-chuvas em dia de prova. A denúncia foi feita pela professora de história Uiliene Araújo Santa Rosa, que foi demitida após a postagem.

As fotos publicadas nas redes sociais foram acessadas, até agora, por mais de 20 mil pessoas em todo o país. A maioria critica a demissão da professora.


A direção da escola afirma que a demissão ocorreu porque a professora divulgou as fotos sem antes comunicar o problema da sala de aula e que Uiliane já vinha se desentendendo com boa parte dos funcionários. “Eu já fiquei sabendo pela internet. Ela não teve ética, ela deveria ter tirado os alunos da sala e pedir, mostrar o que estava acontecendo”, disse a diretora Ivone Carvalho.

Após chuva, sala de aula das escola municipal Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas Após chuva, sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas.  

A professora, que foi contratada após aprovação em um seletivo realizado pela prefeitura, tem outra versão para o caso. “Quando eu fotografei, eu já fui chamada na direção. Ela [a diretora] perguntou se eu iria publicar as fotos e eu disse que ia. Desde o início ela soube. Eu tenho liberdade de expressão. Ela disse que eu ia queimar a imagem da escola”, afirmou.

A direção da escola, que funciona em dois turnos e tem mais de 600 alunos no ensino fundamental, disse que o prédio passa por uma reforma e que o caso denunciado nas redes sociais é esporádico.

Uiliene Araújo acredita que a demissão foi uma retaliação por causa das fotos publicadas. A professora já acionou a Justiça denunciando a situação da escola para ter seus direitos reconhecidos.

G1 - Maranhão

“Nossa Família é Sarneísta”, Afirma Filha da Prefeita Belezinha



Em contato com o blog, Karol Pontes (foto), filha da prefeita eleita Belezinha, contesta informações de notas de bastidores deste blog que a colocariam como propensa a apoiar Flávio Dino nas eleições de 2014. Karol diz que seu a poio a Edivaldo Holanda Júnior se deu por conta de amizade com Roberto Rocha Júnior (vereador eleito por São Luís, filho do vice Roberto Rocha). “Quero deixar claro que isto não tem absolutamente ligação alguma com governo do Estado em 2014. Minha mãe é do lado do governo e eu, como filha, jamais seria contra, sendo assim, apoiarei o candidato do governo, não Flavio Dino”, assegurou.

Karol, que teve atuação importante na campanha da mãe, afirma ainda que a família tem ligações com o grupo Sarney e tudo fará pelo sucesso eleitoral do candidato apoiado pelo governo do estado. “Nossa família é sarneísta declarada, pois os mesmos fizeram e continuam fazendo tudo pelo Maranhão. Essa é nossa opinião, fazemos campanha e continuaremos fazendo para eles e, com certeza, em 2014 a grande maioria dos votos de Chapadinha será deles”, finalizou Karol.

Foto: Enedilson Santos

Direitos Humanos Pedem Defensorias Públicas para o Baixo Parnaíba



O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho (fato), se reuniu com representantes da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) para discutir a abertura de unidades da Defensoria Pública em mais municípios no estado, especialmente na região do Baixo Parnaíba.  Participaram do encontro, os representantes da SMDH, Igor Coelho, Cinthia Urbano, Joisiane Gamba, Roseane Dias e Zema Ribeiro, além da ouvidora geral da DPE, Mari-Silva Maia.

De acordo com Joisiane Gamba, em razão da ausência da Defensoria em alguns municípios, muitas entidades de defesa de direitos humanos assumem o papel de prestar assistência jurídica gratuita a pessoas que não têm condições de pagar um advogado. “O ideal é que a Defensoria esteja presente em todos os municípios, para que as entidades possam atuar no controle social”, completou Roseane Dias, também membro da SMDH.

Na oportunidade, Aldy Mello Filho destacou o esforço da instituição em dar impulso às ações da DPE no interior. Segundo o defensor geral, com o crescimento do número de defensores públicos em atuação no Maranhão, saltaram de 11 para 32 os municípios atendidos pela DPE.

"As dificuldades são muito grandes. Mesmo assim, com determinação e uma grande dose de ousadia, abrimos 9 novos núcleos em dois anos. A nossa preocupação é ampliar de maneira qualificada e planejada os serviços da instituição. Para isso, temos investido na estruturação dos núcleos regionais que, além de garantir uma identidade física para o órgão, tem por objetivo assegurar um atendimento digno à população e condições adequadas de trabalho aos defensores", destacou.

O defensor geral seguiu afirmando que, no passado, a instituição esteve presente, em espaços cedidos pelo judiciário local, improvisados e sem estrutura, em municípios como Imperatriz, Viana, Barra do Corda, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Itapecuru, Zé Doca e Chapadinha, entre outros, mas por falta de defensores e de condições mínimas de funcionamento, a Defensoria deixou de atender esses municípios. "Por isso, voltamos para essas cidades, com mais defensores e com uma estrutura adequada de trabalho. Estamos resgatando uma dívida com a população local voltando de forma definitiva. Reconhecemos, contudo, que o processo de expansão para novos municípios deve continuar", pontuou.

O advogado Igor Almeida questionou sobre a possibilidade de atuação do núcleo regional nas cidades vizinhas. "Sabemos que Chapadinha, que é da região do Baixo Parnaíba, atenderá também Mata Roma, termo judiciário, mas considerando que há muitos municípios carentes no entorno, o núcleo poderia construir uma estratégia de atender também as cidades vizinhas", afirmou.

O defensor geral explicou que há uma dificuldade operacional do núcleo nesse ponto, que é conciliar a rotina de atendimentos ao público, o fluxo de audiências nas diversas varas da própria comarca e a necessidade de tempo para acompanhar os processos. "A Defensoria tem prestado um serviço de excelência à população, em razão da capacidade técnica e da dedicação de nossos defensores. A prestação de assistência jurídica qualificada à população é nosso maior compromisso. Pulverizar essa atuação significa colocar em risco a efetividade do próprio serviço", ponderou.

Questionado sobre a atuação do Núcleo Itinerante, Aldy Mello Filho destacou o papel estratégico do núcleo no acompanhamento de demandas coletivas envolvendo, sobretudo, a posse da terra e o direito à moradia. "Os defensores que atuam na área vêm desempenhando um excelente trabalho de acompanhamento de casos de grande repercussão social, a exemplo das questões que tratam do remanejamento de famílias impactadas pela Refinaria da Petrobras, em Bacabeira, e pelas reservas de gás exploradas pela OGX em Santo Antônio dos Lopes, além das demandas fundiárias envolvendo povos quilombolas", explicou. Aldy Mello Filho lembrou uma das últimas ações do Núcleo, que atendeu cerca de 400 famílias ameaçadas de perder a posse de suas terras em Barreirinhas.

Também foi tratada na reunião a atuação da Defensoria no combate à tortura no Maranhão. Os representantes do SMDH ressaltaram a importância da intervenção dos defensores como assistentes da acusação em casos envolvendo autores da prática de tortura. "Muitas vezes, os acusados são absolvidos por falta de acompanhamento. Caso a Defensoria atuasse nesses casos, isso provavelmente não aconteceria", afirmou Joisiane Gamba.

O defensor geral apresentou aos presentes a Resolução nº 52/10, do Gabinete da Defensoria Pública Geral, recomendando aos defensores públicos que atuem em processos dessa natureza, caso entendam possível. A ouvidora geral da DPE, Mari-Silva Maia, sugeriu que seja feito um levantamento de todas as ações de reparação civil promovidas pela Defensoria em favor das vítimas ou familiares do crime de tortura, para que se possa dar visibilidade pública a essas ações e, sobretudo, saber dos seus resultados.

Na oportunidade, a Ouvidora Geral informou sobre as articulações feitas para a formação do conselho consultivo, que deverá atuar em conjunto com a Ouvidoria da DPE e terá, dentre as suas finalidades, acompanhar os trabalhos da instituição, formular críticas e apresentar sugestões para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população, constituindo assim num canal permanente de comunicação com a sociedade.

Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Marcelo Presidente da Oposição, PT Vitorioso, Edivaldo e 2014 e Outras Notas



Brasil: PT Vitorioso
Desde a sua fundação, o PT é único partido nacional que a cada eleição para prefeitos e vereadores sempre elege mais do que no pleito anterior. O partido elegeu 635 prefeitos (77 a mais que os 558 de 2008, ou seja 12% a mais que a eleição anterior). O PT foi o partido que mais recebeu votos para prefeito no país. Dados do TSE revelam que esta é a segunda vez que o PT aparece como líder de votos recebidos para prefeitos no país. A primeira vez havia sido em 2004. Em 1996 (primeiro ano para o qual há dados confiáveis sobre votação) e em 2000, o campeão foi o PSDB. Em 2008, o PMDB. (Por Itevaldo Júnior, leia texto na íntegra aqui).

Chapadinha: PT Mandou Bem
O partido dos trabalhadores que não elegia representante à câmara municipal desde os tempos da saudosa professora Neném Coelho, mesmo dividido entre as candidaturas majoritárias, conseguiu eleger dois vereadores. Manin do Real Brasil e Eduardo Braga levam para a câmara a tradição de um partido que tem bons quadros e costuma consagrar boas atuações nos parlamentos.

Marcelo Presidente da Oposição
Pensando bem o grupo de vereadores eleitos pelo grupo de Magno Bacelar deveria apoiar a candidatura de Marcelo Menezes à presidência da câmara. Explico: ora, se o jogo da futura oposição é dificultar a gestão da prefeita Belezinha não há nome melhor que o imprevisível e temperamental Marcelo.

2014 Manda Recado
A eleição de Edivaldo Holanda Júnior aciona o cronômetro da sucessão da governadora Roseana Sarney e já produz reflexos em Chapadinha. A prefeita eleita Belezinha chegou a ser detida fazendo campanha para Flávio Dino em 2010 (ela negou na a ligação na época, reveja: aqui e aqui). Neste segundo turno Belezinha não se manifestou, mas sua filha Karol Pontes foi uma entusiasta da campanha do 36 (foto acima) e tem manifestado, nas redes sociais, simpatia por Flávio Dino em 2014.

2014 Manda Recado 2
Em 2010, mesmo com apoio de Magno e Isaías, Roseana teve algo em torno de 100 votos a mais que Flávio. Confirmando-se ou não o apoio da prefeita Belezinha, Flávio Dino tem tudo para sair vitorioso de Chapadinha em 2014.

domingo, 28 de outubro de 2012

Edivaldo Jr Eleito Prefeito de São Luís


Com 18% das Urnas Apuradas Edivaldo Mantém Vantagem


Começa Apuração em São Luis



. Acompanhe em tempo real (aqui)

Gustavo Fruet (PDT) é o Primeiro Eleito no 2° Turno




Com apoio do PT, o advogado e ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT), 49, reverteu o resultado do primeiro turno e venceu neste domingo (28) o empresário e deputado federal Ratinho Junior (PSC), 31, na disputa pela Prefeitura de Curitiba. Ex-tucano e crítico do mensalão durante sua passagem pelo Congresso (1999-2010), o pedetista comandará pelos próximos quatro anos um Orçamento de quase R$ 6 bilhões. (uol)

Curitiba Já 55% das Urnas Apuradas


sábado, 27 de outubro de 2012

Suzano Perde Ações na Justiça e Projetos Devem Sofrer Atrasos



Mais duas decisões judiciais, publicadas nos últimos dias, vão contra os interesses da Suzano Papel e Celulose e dos governos do Piauí e do Maranhão. O Superior Tribunal de Justiça publicou na segunda-feira (22) o indeferimento do pedido do governo do Maranhão que queria suspender a decisão que reconhece apenas o IBAMA como órgão competente para autorizar a licença ambiental para o empreendimento de R$ 412 milhões que está se instalando naquele Estado. A decisão contestada foi da Justiça Federal no Maranhão.

A Suzano alegou que a paralisação do empreendimento, provocaria ‘grave lesão à ordem e economia pública, já que a empresa emprega, atualmente, 1.800 pessoas de maneira direta e 7.700 pessoas de maneira indireta, movimentando a economia de quase 10 municípios maranhenses’. Porém, segundo a decisão do ministro Félix Fischer na Ação de Suspensão de Liminar Nº 1.660, ‘não ficou evidenciada grave lesão a quaisquer dos bens tutelados pela legislação.'

A decisão do STJ negando o pedido do governo maranhense também deverá ser seguida para outras duas ações que tramitam na Justiça Federal no Piauí. O projeto de plantio da Suzano no Piauí abrande 160 mil hectares de eucalipto, em 38 municípios, numa rio de 120 km a partir do município de Nazária.

Na semana passada (dia 16), mais uma decisão foi emitida pela Justiça Federal no Piauí. Dessa vez, o alvo principal foi o IBAMA-PI, que se negava assumir a competência pelas licenças. Em junho, uma decisão da Justiça Federal no Piauí já tinha suspendido as licenças emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR).

Segundo as ações do MPF, o IBAMA é o órgão responsável pelos rios interestaduais, como é o caso do rio Parnaíba.

O juiz da 1ª Vara da Justiça Federal no Piauí, Francisco Hélio Ferreira, decidiu, em outra ação movida pelo Ministério Público Federal no Piauí, suspender as licenças emitidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR-PI) e obrigar o IBAMA a cumprir seu papel, já que este órgão vinha afirmando que não era de sua competência a emissão das licenças.

‘Defiro parcialmente o pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, para determinar a suspensão do licenciamento ambiental do projeto florestal para a produção de madeira para atendimento de demanda industrial, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR-PI), bem como determinar ao IBAMA que assuma o licenciamento ambiental do referido empreendimento’, diz o texto da sentença assinada pelo Dr. Francisco Hélio Ferreira na ACP N º 0010550-68.2010.4.01.4000. A Suzano ainda pode apresentar contestação e recorrer das decisões.

A batalha judicial vai provocar mais atrasos no início da operação da fábrica no Piauí, que estava inicialmente prevista para 2014, mas foi adiada para 2016.

Do Site Territórios Livres do Baixo Parnaíba - Imagem Meramente Ilustrativa 

Data M Aponta Vitória de Edivaldo Com 11,9 Pontos a Frente de Castelo



Pesquisa DataM/O Imparcial divulgada neste sábado (27) aponta para vitória do candidato da coligação “Muda São Luís”, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), sobre o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, um dia antes do 2° turno da eleição na capital.
O petecista aparece 11,9 pontos percentuais à frente do adversário quando apurados os votos totais. Se considerados apenas os votos válidos, a diferença aumenta para 12,8 pontos.
Confira abaixo os números.
Votos totais
Edivaldo Holanda Jr. –  52%
João Castelo – 40,1%
Brancos/Nulos – 4,1%
Não sabe/Não respondeu – 3,8%
Votos válidos
Edivaldo Holanda Jr. –  56,4%
João Castelo – 43,6%
A pesquisa DataM/O Imparcial foi realizada em São Luís dias 25 e 26 de outubro e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-547/2012. Foram ouvidos 800 eleitores, para uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Gilberto Léda

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão Atingiu Todo o Nordeste


O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26) provocou o desligamento total das cargas dessa região, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

O órgão confirmou, por meio de nota, que a falta de energia, que também atingiu áreas do Pará e do Tocantins, ocorreu devido a um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia.

Na região Norte, foi registrado o desligamento de 77% da carga total. A cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí, segundo o ONS.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas pelo apagão, segundo o órgão.

Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que um blecaute com mais de duas horas de duração ocorreu em todo o estado.

Em São Luís, a energia caiu por volta de 23h20 (horário local). O problema foi atribuído à distribuição de energia do Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do ONS.

Nas redes sociais, moradores de Imperatriz, a 626 km da capital, confirmaram o apagão e relataram que a energia começou a ser restabelecida a partir de 0h30 (hora local). (G1)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Perícia Comprova Montagem do Vídeo Sobre Milícia Exibido Pela Campanha de Castelo


O perito criminal especial, com formação na Academia de Polícia do Maranhão e Academia Nacional de Polícia-Brasília, com cursos em vários estados e nos EUA, José de Ribamar Cruz Ribeiro,  em parecer documentóscopico concluiu que o vídeo exibido pela campanha de João Castelo, sobre suposta milícia foi “editado com a finalidade de denegrir a imagem do candidato a prefeito Edivaldo Holanda Júnior e de alguns policiais”.

Segundo a conclusão do parecer técnico o vídeo postado anonimamente em rede social possui imagens de péssimo conteúdo e visibilidade confusa, “pois nem sempre é possível associar o áudio as imagens, ficando dificultosa a assimilação a quem o assistiu”.

Diz ainda José de Ribamar Cruz Ribeiro que não se pode de fato afirmar que “as imagens que nele aparecem correspondem aos sons emitidos, além dos ruídos e a fuga do foco dos eventuais participantes do vídeo “.

Portanto, conclui o perito, “o vídeo foi editado e montado ou seja ajustado conforme o autor anônimo queria que ficasse a ordem das imagens e do áudio”.

A perícia deixa claro a montagem já denunciada por Edivaldo Holanda Júnior, e revela a disposição da campanha de Castelo de utilizar todas as armas possíveis para tentar inverter o desejo da população em conflagrar a mudança na prefeitura de São Luís no dia 28 de outubro.

Do Blog do Garrone 

Araioses Terá a Prefeita Mais Jovem do Brasil


No dia 1º de janeiro de 2013, a banda de forró Garota Safada fará um show aberto ao público no município de Araioses, a 306 km de São Luís. O motivo é a posse da mulher mais jovem a ser eleita prefeita no Brasil. Valéria Leal (PR), de 21 anos, vai comandar, a partir dessa data, a administração daquela cidade.

Com jeito adolescente e medindo apenas 1,50m de altura, Valéria é também a pessoa mais nova a ocupar o cargo no Poder Executivo no Maranhão. 

A forma de fazer a campanha foi voltada justamente para conquistar os eleitores de sua faixa etária. Para isso, a então candidata fez versões de seu jingle em ritmos populares como forró, brega, axé, dance e até mesmo estilo romântico. Os hits 'Vida de Empreguete', da novela 'Cheias de Charme', e 'Só se for gelada', da banda Aviões do Forró, também ganharam releituras na busca pelo voto.

Ao G1, a futura prefeita contou ter surpreendido os colegas com a decisão de entrar na política e trancar o curso de odontologia em uma faculdade particular de São Luís. “Meus amigos me chamaram de louca logo quando contei a eles, mas depois me apoiaram”, disse.

Ela não esconde que atendeu a um pedido do pai para disputar as eleições deste ano. Manin Leal - atual prefeito do município de Santa Quitéria - não podia candidatar-se, já que está no segundo mandato consecutivo naquela cidade.

Durante a campanha, Valéria usou o nome 'Valéria do Manin', para ter sua imagem ligada à do pai. “Meu pai é natural de Araioses, e esse era o seu sonho. Então, decidi eu mesma realizá-lo. Mas não quero ser igual a ele, quero ser melhor”, afirmou a futura prefeita.

Além disso, a jovem conta com o apoio da mãe. Ivonice Leal é vereadora em Santa Quitéria. Em 1997, ela ficou paraplégica, quando levou um tiro na coluna em um suposto atentado. Segundo a família, o ocorrido teve motivação política. Valéria, entretanto, não se intimida com o mundo em que está prestes a adentrar e diz sentir-se confiante no novo cargo. “Tenho o povo ao meu lado”, afirmou.

No último dia 7 de outubro, ela foi eleita, no 1º turno, com 55,22% dos votos válidos. A novata derrotou, além de outros candidatos, a atual prefeita candidata à reeleição, Luciana Trinta (PDS), de 39 anos.

Projetos e Dúvidas
Passada a disputa e agora eleita, Valéria fala em investir na infraestrutura de Araioses, cidade que tem o 6° pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. “Quero melhorar a questão do saneamento e abastecimento de água, coisas que as pessoas mais reclamam”, disse.

Além disso, diz querer estabelecer uma Secretaria de Juventude, para ouvir a opinião dos jovens. Também pretende criar  a 'Bolsa Valéria do Manin', auxílio inspirado no 'Bolsa Família' do ex-presidente Lula, que ela cita como um de seus modelos políticos. “Admiro o Lula porque ele veio de uma família pobre e se destacou ajudando a população”, ressaltou.

O fato de ter que comandar homens e pessoas mais velhas na liderança da prefeitura não assusta Valéria. “Não acredito que terei dificuldade, as pessoas não são tão difíceis. Basta que você dê a elas uma tarefa”, disse.

Porém, apesar do entusiasmo com o novo cargo, ela não está certa de que seguirá o caminho da família na política permanentemente.

Valéria revelou que, depois de seis meses, pretende retomar a faculdade e conciliá-la com a prefeitura. “Gosto da política, mas penso em ser dentista ainda. Não tenho certeza sobre a carreira que realmente vou ter no futuro”, finalizou.

G1 - Maranhão

São Luís - DataM: Edivaldo tem 56% e Castelo 43%



De “O Imparcial”
A três dias da eleição, o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) aparece líder na pesquisa Data M de intenção de voto para corrida eleitoral em São Luís. Ele tem 56,2% dos votos válidos (sem contar brancos e nulos, como acontece no dia da eleição) contra 43,8% de João Castelo (PSDB). São 12,4 pontos percentuais de diferença.
Quando perguntados em quem votariam, sendo fornecidos os nomes dos dois candidatos que estão na disputa (estimulada), Edivaldo Holanda Júnior aparece com 50,8% dos votos e João Castelo tem 39,5%. Brancos e nulos somam 4,8% dos votos e não sabem ou não responderam resultaram em 5%.
É a terceira e última rodada de pesquisas encomendas por O Imparcial para este segundo turno.
Em comparação a última amostra da Data M, produzida na quinta e sexta da semana passada e publicada na terça-feira, o candidato do PTC caiu seis pontos percentuais. A diferença entre os candidatos era de 18% – marcações de 59% Edivaldo a 41% Castelo – quando contabilizados os votos válidos.
A queda reflete as denúncias que atingiram a campanha de Edivaldo nos últimos dias, sobretudo a acusação que foi ao ar no programa eleitoral do candidato João Castelo de que existiria um “comitê militar” na campanha do PTC para realizar “uma missão secreta” que está sendo chamada pela campanha do atual prefeito de “milícia 36″. O caso está sendo investigado.
Expectativa de Vitória
Quando perguntados sobre quem deverá ganhar as eleições, independentemente da preferência partidária, 64,9% dos eleitores disseram que Edivaldo Holanda Júnior será o próximo prefeito de São Luís. Para 28,5%, João Castelo deverá ser reeleito para governar a cidade. Não sabem ou não responderam somaram 4,9%.
Merece ou Não Merece ser Reeleito
Para 55,1% da população de São Luís, João Castelo não merece ser reeleito. Por outro lado, 40% dos entrevistados afirmam que João Castelo merece a reeleição. 4,9% não sabem ou preferiram não responder.
A Pesquisa Eleitoral realizada pelo Instituto DataM ouviu 800 pessoas, entre os dias 22 e 23 de outubro, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA – 0544/2012.

Chapadinhense Chamado de “Cadinho do Maranhão” é Destaque na Imprensa de Pernambuco



Do Diário de Pernambuco

Parece que o personagem Cadinho, vivido pelo ator Alexandre Borges(foto), na novela Avenida Brasil, da TV Globo, está mesmo "fazendo escola". Depois de alguns casos de homens que viviam com mais de uma mulher em cidades do sul do país, foi a vez do Maranhão revelar o seu "Cadinho".

O homem em questão é morador da zona rural do município de Chapadinha, a 247 Km de São Luís. O lavrador Leôncio Ferreira da Silva Filho, de 43 anos, vivia com duas mulheres, com quem teve nove filhos.

Na tarde do último domingo (14), as duas esposas de Leôncio o abandonaram, deixando com ele os nove filhos. O "Cadinho" maranhense ficou desesperado e deu um tiro no próprio pé, utilizando uma espingarda que ele usava para caçar.

Segundo informações, Leôncio já havia sido vítima de um tiro de espingarda há alguns anos. Na ocasião, o disparo foi feito por um colega que o confundiu com uma caça, e atingiu seu olho esquerdo, tirando-lhe a visão.

Leôncio foi levado ao Hospital Antônio Pontes de Aguiar, no centro de Chapadinha, onde recebeu atendimento e logo após recebeu alta. A técnica em enfermagem, Janaina de Castro, que atendeu o lavrador, informou que o ferimento não foi grave e que ele está indo todos os dias ao hospital fazer a troca de curativo.

Comentário Nosso
O blog não conseguiu confirmar a suposta segunda esposa de Leôncio, já que o jornalista William Fernandes, que deu a matéria em primeira mão, nada mencionou a respeito e nos informou desconhecer sua existência. Mas, mesmo assim, como se percebe, a vida do nosso Cadinho é bem mais dura e inusitada que qualquer ficção. 

Inevitável... Boa Note!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

São Luís - Escutec: Diferença Diminui, Mas Edivaldo Lidera

A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 800 eleitores, entre os dias 22 e 24 de outubro, e havia sido registrada na Justiça Eleitoral, dia 19 de outubro, sob o protocolo MA-542/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.


Edvaldo tem 46,3% contra 41,6 de Castelo. Nos votos válidos teríamos: 52,6 de Edivaldo contra 47,4 para Castelo.

A notícia foi dada em primeira mão pelo jornalista Gilberto Léda.

Estranhamente aliados de Castelo passaram o dia de hoje (24) divulgando o resultado exato, quando a pesquisa supostamente ainda não havia sido concluída. As informações colocariam em suspeita a pesquisa que indica o empate técnico entre os postulantes da prefeitura da Capital.

Independente disso, o segundo turno em São Luís ganha a dramaticidade das grandes decisões. 


Cassação: Processo Contra Belezinha Tem Audiência na Próxima Quarta



O processo que a coligação de Magno Bacelar nove contra a prefeita eleita Ducilene Belezinha, por supostas compra de voto e abuso de poder econômico, prossegue na semana seguinte, com a audiência marcada para a próxima quarta-feira, dia 31 de outubro.

Durante a audiência do processo de cassação serão ouvidas, pelo juiz Cristiano Simas, as testemunhas de defesa e acusação, o ex-prefeito Isaías Fortes que – de acordo com a acusação – seria o administrador das estradas e, ainda a própria Belezinha como alegada dona das máquinas usadas na obra, responsável pela construção e beneficiária do esquema de compra de votos.

Além do processo cuja audiência está prevista para o dia 31, ainda há mais  processos pedindo a cassação do registro da candidata eleita em 7 de outubro pela construção de outras duas estradas na zona rural de Chapadinha. 

Trabalhadores de Chapadinha Aderem à Agricultura de Baixo Carbono



De acordo com o superintendente de negócios do Banco do Brasil no Maranhão, Tarcísio Geroto, até agora o banco financiou R$ 15,5 milhões em projetos de Agricultura de Baixo Carbono, ABC, no Maranhão, sendo 74% para a pecuária e 24% para a agricultura. Os empréstimos foram contratados nos municípios maranhenses de Imperatriz, Açailândia, Balsas, Chapadinha, Lago da Pedra e São Raimundo das Mangabeiras. "Esperamos que até o final do ano esse valor alcance os R$ 20 milhões", informou.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono, ABC, prevê linhas de crédito especiais por meio de bancos oficiais: Banco Central do Brasil, Banco do Brasil S.A, Banco do Nordeste do Brasil S.A, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil já financiou R$15,5 milhões para produtores no Maranhão. Produtores que adotarem práticas sustentáveis em suas propriedades têm mais facilidade de acesso às linhas de financiamento dos bancos oficiais, contando com limite de crédito de até R$ 1 milhão e taxa de juros de 5,5%, percentual que ficará ainda mais baixo (5%) no Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013.

Para ter acesso à linha de credito especial o proprietário precisa de um projeto, documentação legalizada da terra e não pode ser inadimplente com a instituição financiadora.

Para mais informações acesse o site do Imperatriz Notícias: (aqui)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Acredito em Milagres... Boa Noite


Chapadinha: Prefeitura Confirma Pagamento Para o Dia 30



A prefeitura municipal de Chapadinha informou, por meio da secretaria de administração, que todos os funcionários do município receberão seus salários na terça-feira, dia 30 de outubro.

Sem entrar em detalhes, a administração municipal disse que, por motivo de força maior, não foi possível manter o pagamentos dos funcionários da educação, saúde e assistência social, para o dia 20, conforme programação anterior, mas garantiu que nenhum servidor deixará de receber seu salário no próximo dia 30 de outubro. 

Magno Bacelar Diz Que Flávio Dino Não tem Preparo Para Ser Governador



O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PV) disse nesta terça-feira (23), durante pronunciamento na tribuna, que o ex-deputado federal Flávio Dino abandonou seu cargo de presidente da Embratur para ser cabo eleitoral do candidato a prefeito de São Luís Edivaldo Holanda (PTC).

Para Magno, Flávio Dino não teve coragem de enfrentar o prefeito João Castelo (PSDB), porque ficou com medo de perder, pois está comprometido para o pleito de 2014, nas eleições para o governo do Estado. Segundo Bacelar, foi Flávio quem fez Edivaldo Holanda Júnior vereador de São Luís e um deputado federal bem votado.

Na avaliação de Magno Bacelar, o ex-deputado Flávio Dino está querendo chegar ao governo do Estado, passando por cima de todos, pois chegou ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), a Corte que vai julgar as eleições, e afrontou o juiz Sérgio Muniz. “Lamentamos profundamente, porque Flávio já foi um juiz”, assinalou.

Magno Bacelar entende que Flávio Dino é uma pessoa que não está preparada para ser governador do Maranhão. “Foi reprovável o comportamento do presidente da Embratur no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, declarou.

No pronunciamento, Magno esclarece que em nenhum momento o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), está interferindo nas eleições em São Luís. Segundo o deputado, estão usando o nome do senador para tentar confundir o eleitorado. “Nosso partido, o PV, está dando apoio ao candidato João Castelo”, afirmou.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

De Mal a Pior... Boa Noite!


DataM: Holanda Jr Tem 18 Pontos a Frente de Castelo


A mais recente pesquisa de opinião diz que Edivaldo Holanda Jr tem 55,3 contra 38,5 % de Castelo. Nos votos válidos Edivaldo teria 59% e João Castelo aparece com 41 pontos percentuais. A pesquisa deveria ter sido divulgada no sábado, mas chegou a ser proibida. Hoje a empresa DataM obteve a liberação e divulgou agora a pouco os números.

A pesquisa DataM foi feita com 800 pessoas, entre os dias 18 e 19 de outubro, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA- 539/2012. A margem de erro é de  quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.


Magno Destaca Título do Sampaio Corrêa



O deputado Magno Bacelar (PV) destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira(22), a conquista do título de campeão invicto da série D pelo Sampaio Corrêa, ao vencer o time do Craque (MT) por 2 a 0, no domingo (21), no estádio Castelão, em São Luís. “Foi um grande momento, um grande espetáculo e o futebol e os desportistas maranhenses estão de parabéns. Isso mostra que o Maranhão é um celeiro de grandes jogadores”, afirmou.

Segundo o deputado, além de ter conquistado o título de campeão da série D, o Sampaio Corrêa também apresentou uma média nacional de 20 mil torcedores por partida, que é um dos maiores públicos do futebol brasileiro. “Essa média de público só perde para os considerados grandes clubes como, por exemplo, o Corinthians, Vasco, Flamengo e está acima de 17 times da série A”, observou.

Para Magno, a conquista do Sampaio Corrêa só foi possível graças ao incentivo da governadora Roseana, que acreditou no futebol maranhense ao fazer a reforma do estádio Castelão e resgatá-lo como a principal praça esportiva do futebol do Maranhão. “Parabéns à governadora por acreditar no futebol maranhense e por ter presenteado São Luís, nos seus 400 anos, com a reforma do Castelão, que foi a arena da conquista do título de campeão da série D do Sampaio Corrêa, com um público de mais de 40 mil torcedores”, declarou.

O deputado Roberto Costa (PMDB), em pronunciamento da tribuna da Assembleia, seguido do deputado Magno, também destacou a conquista histórica do Sampaio Corrêa que, segundo ele, tornou-se o único time brasileiro a ser campeão das séries B, C e D, portanto, sagrando-se tricampeão brasileiro, o que muito orgulha os maranhenses.

Roberto Costa, na oportunidade, disse que vai propor o título “Medalha Canhoteiro” ao presidente do Sampaio, Corrêa Sérgio Frota, em reconhecimento a sua luta em defesa do futebol do Maranhão.
Ribamar Santana / Agência Assembleia