sexta-feira, 19 de outubro de 2012

“Já Fui Julgado Pelas Urnas” Diz Lula Sobre Mensalão


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Buenos Aires, afirmou que já passou por um virtual julgamento sobre o mensalão com a eleição de sua candidata, a presidente Dilma Rousseff, em 2010. “Eu já fui julgado. A eleição de Dilma foi um julgamento extraordinário.”

A declaração foi dada ao jornal argentino La Nación, em entrevista publicada ontem. Questionado se tem alguma crítica ao julgamento do processo pelo Supremo Tribunal Federal, Lula demonstrou tranquilidade: “Não me preocupo (com o julgamento), absolutamente”.

O ex-presidente equiparou o resultado de seus aliados nas urnas e o desempenho de sua própria figura nas pesquisas de opinião pública com um tribunal de Justiça. “Para um presidente que teve oito anos de mandato, o fato de terminar com 87% de aprovação popular é um enorme julgamento”, disse o ex-presidente, referindo-se à pesquisa de opinião divulgada em dezembro de 2010, dias antes de ele deixar o governo.

Na entrevista, que havia sido solicitada há meses pelo jornal, o ex-presidente Lula rejeitou fazer comentários adicionais sobre o caso do mensalão: “Um ex-presidente não pode estar dando palpite sobre o que a Corte está fazendo. Vamos esperar que o processo termine”.

Futuro
Lula também se referiu a seu próprio futuro político, negando que pense em voltar a ser presidente em 2015: “Isso não se discute no Brasil, já que é um direito da presidente (Dilma Rousseff) a ser candidata à reeleição”.

No entanto, na entrevista ao La Nación Lula também admitiu que poderia ser candidato em outra eleição presidencial (em 2018 ele terá 73 anos). “Um político nunca pode descartá-lo. O problema é cada vez que me fazem essa pergunta. Se eu digo que não o descarto, a imprensa afirma ‘Lula admite que será candidato’. Se eu digo o contrário, dizem ‘Lula nunca mais será presidente’.”

Nenhum comentário: