terça-feira, 8 de junho de 2010

A Anistia e Velhas e Novas Perseguições


Anistia no Maranhão
Na passagem da Caravana da Anistia do Ministério da Justiça, por São Luis, o militante Ruy Frazão Soares, o ex-deputado Sálvio Dino (pai do Deputado Federal Flávio Dino) e Manoel da Conceição serão homenageados, em sessão hoje, 14 horas, na Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da entrega, em mãos, da portaria do Ministro de Estado da Justiça que os declara anistiados. É preciso que a sociedade saiba e entenda que o Estado está pedindo perdão pelos erros cometidos. E é, desta forma, que se garante o resgate da dignidade do perseguido político”, disse Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia.

História Local
Em Chapadinha a maior vítima da ditadura militar foi o enfermeiro e ex-vereador Eduardo Luis da Silva. Eduardo chegou a ser preso e levado ao 24º Batalhão de Caçadores e, como era funcionário de órgão público federal, foi transferido várias vezes e além de ter sofrido outras duras formas de perseguição. Eduardo Luis aguarda o mesmo reconhecimento e Chapadinha espera esse dia de justiça e reencontro com a história.
O Processo
O ex-deputado Vagner Pessoa, pré-candidato nestas eleições, voltou a usar a Rádio Cultura – de sua propriedade, no último sábado (5) – para bater nos adversários. Desta vez Pessoa parece ter ido além de todos os limites. Além dos alvos de sempre (Magno e Danúbia) Vagner teria se referido à secretária de saúde Maria José Coutinho com termos considerados racistas e preconceituosos. De posse das gravações, os advogados da Dra. Coutinho preparam uma ação contra o ex-parlamentar. Vale lembrar que se caracterizado, tal crime é inafiançável.

A Estratégia
Vagner parte de uma estratégia bem pensada em termos eleitorais. Ao agrado do eleitor que disputa com a sobrinha Izamara, que deseja ataques contra Magno, Vagner vai ficando na mídia tentando se habilitar como nome certo para enfrentar o Nota Dez.

Sem Mídia, Sem Voto
Impedida de usar a Rádio do tio, Izamara já tem a hegemonia ameaçada entre os próprios seguidores do pai Isaías, que começam pender em favor de Vagner. Para romper o silêncio e contra-atacar Izamara e Marcelo anunciam edição de um jornal impresso. Vem chumbo grosso contra a dupla Magno e Danúbia.

Forças Ocultas 2
Depois de o professor João Damiane ter caído em meio à pressão de vereadores, agora é a vez da secretária Enir Lima (educação) passar pelo mesmo problema. Segundo revelou uma liderança dos professores, há uma queda de braço entre o projeto de melhorar a educação contra velhos interesses eleitorais. Esperamos um desfecho diferente desta vez.

Pelo Cano
Na esfera estadual o alvo da tentativa de substituição do trabalho correto pelo uso eleitoreiro das instituições públicas pode ser a Caema. Com a ajuda do deputado Paulo Neto e de Chiquinho Escórcio, Vagner Pessoa “bate no peito” e diz que o gerente do órgão em Chapadinha, Roberval Soares Lima, não fica no cargo. Mais detalhes nas próximas horas.

Nenhum comentário: