sábado, 19 de junho de 2010

Fundador do PT Retoma Greve de Fome


Menos de um dia depois de anunciar que suspenderia a greve de fome, o militante histórico do PT Manoel da Conceição, 75, (foto) decidiu voltar ao protesto ao lado do deputado Domingos Dutra (PT-MA). A decisão foi tomada porque o acordo com o diretório nacional a respeito do apoio do partido no Maranhão não avançou.

Deputados federais petistas tentaram conversar com a cúpula do partido para tentar permitir uma dissidência de Dutra e Conceição. Na prática, eles esperavam que os militantes maranhenses fossem liberados para defender a candidatura do deputado Flávio Dino (PC do B) ao governo estadual.

"Queremos, pelo menos, que o PT volte atrás e decida ficar neutro na disputa eleitoral no Maranhão", afirmou Dutra, em greve de fome desde a última sexta-feira. "Não queremos ficar como pedintes, sem poder apoiar quem defendemos."

O PT no Estado havia definido, em março, o apoio a Dino, mas a direção nacional decidiu defender a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB), em nome da aliança em torno da candidata Dilma Rousseff. Com isso, a direção agradou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana.

Nesta quinta-feira um grupo de 200 agricultores rurais esteve no Congresso para mostrar solidariedade a Dutra e Manoel. Aplaudido, o deputado emocionou-se com a manifestação. Segundo o vereador de Buritis (MG), Jorge Augusto (PT), que liderou a visita, o diretório nacional deveria dialogar mais. "Eles são patrimônios do partido."

(Folha Online)

Nenhum comentário: