sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Justiça Fiscaliza Propaganda e Enquadra Candidatos em Chapadinha


O juiz eleitoral de Chapadinha, Mario Henrique de Mesquita Reis e o promotor Douglas Nojosa têm acompanhado de perto as eleições 2010 com o intuito de conter abusos na propaganda eleitoral de candidatos e coligações em Chapadinha.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, têm sido constantes as irregularidades verificadas. Entre as principais ocorrências estão o volume exagerado dos carros de som, a utilização de fogos de artifício antes mesmo de amanhecer o dia e participação de menores em acima de trios e carros de som.

Os três candidatos locais: Magno Nota 10, Isamara Meneses e Vagner Pessoa têm sido os campeões de reclamações segundo o ministério público.

O trio de Vagner
Contra Vagner Pessoa teria uma denúncia de utilização de trio elétrico de tamanho superior ao permito por lei. Segundo informações constatadas pelo blog (veja foto), o candidato teria usado em evento um caminhão de som irregular, pois a lei permite o uso de caminhões até o tamanho máximo do tipo 3/4. Conforme se vê na foto o veiculo usado é do tipo Caminhão Toco, seria de Anapurus e teria passado alguns dias em Chapadinha, circulando com som ligado e gente em cima, sem que tivesse sido importunado por qualquer autoridade.

Magno Nota 10: Som e Transporte Irregular de Pessoas
O candidato Magno Nota 10 teve três carros de som apreendidos, na terça (08), por transporte irregular de pessoas e porque teria extrapolado o limite de volume de som. De início, segundo informações, houve uma denúncia, de adversários, de que os carros trafegavam com som excessivamente alto. O próprio juiz, exercendo o poder de polícia que detém no processo eleitoral, foi verificar o fato pessoalmente. O magistrado teria encontrado os carros numa atividade de campanha na Vila Isamara, sem que naquele momento tenha comprovado o excesso de barulho, mas teria flagrado o transporte de pessoas em cima dos carros, inclusive menores de idade, motivo pelo qual determinou a apreensão dos veículos. Depois de observadas algumas formalidades como a verificação dos documentos e pagamento de multa, os carros foram liberados no dia seguinte.

Isamara: Foguetório às 5 da manhã
Já candidata Isamara Meneses foi alvo de representação do Ministério Público Eleitoral por fazer farto uso de fogos de artifícios no dia 1º de setembro ás 5:20 horas, em evento denominado por seu grupo político de “A Corda Chapadinha!” que aconteceu no Mercado Público Municipal. Segundo a representação da promotoria (processo nº 4045-84.2010.6.10.0042), com base em denúncia de moradores das imediações do Mercado e de funcionários do próprio ministério público, houve inaceitável perturbação do sossego público. A apuração dos fatos prossegue na promotoria e deverá ser remetido ao TRE-MA para a formalização de processo contra a candidata.

Nenhum comentário: