quinta-feira, 24 de março de 2011

Trânsito: Aperto Vai Começar Por Ordem do Ministério Público


O blog do William Fernandes noticia algumas ações que a Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estarão adotando a partir de hoje. Vamos à matéria depois volto comentando.
  
“O Departamento Municipal de Trânsito e a Guarda Municipal de Chapadinha terão muito trabalho a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de março. Entre as ações, estão a retirada dos camelôs que trabalham nas praças do Centro e a autuação de motociclistas que conduzem passageiros sem o uso do capacete.

De acordo com Kerley Pimentel, diretor do DMT e chefe da Guarda Municipal, a ordem é do Ministério Público. No caso dos vendedores ambulantes, essa não é a primeira vez que o MP cobra uma ação da prefeitura nesse sentido. Em outras ocasiões, os camelôs foram proibidos de utilizar as praças e chegaram a ser retirados, mas, com o passar do tempo eles retornavam.
A ordem é apreender as mercadorias caso haja resistência dos trabalhadores informais. E, como não poderia ser diferente, a reclamação é geral. Os vendedores dizem não saber o que irão fazer depois que saírem das praças. “Estamos trabalhando para conseguir o nosso sustento. Será que querem que a gente vá roubar pra sobreviver?”, questionou um deles, que disse ainda achar que isso só ocorre em anos que não tem eleição e ainda acusa a prefeitura pela ação, mesmo com as explicações da Guarda Municipal, que diz estar apenas cumprindo determinações do Ministério Público e que a prefeitura será notificada, caso não as cumpra.

Além destas ações, a Guarda Municipal também irá retirar as mercadorias das portas e calçadas de algumas lojas da cidade, que estão interferindo na passagem de pedestres. Cones colocados na frente de lojas para evitar que carros e motos estacionem serão proibidos. Placas e cavaletes com letreiros de lojas não serão mais permitidas.

As vans que costumam pegar passageiros de outras cidades nos arredores da Praça da Bíblia, estão proibidas de continuar com esta ação. Se insistirem, serão notificadas pelos agentes de trânsito, que também estarão atentos aos veículos que estacionarem em locais proibidos, indicados com placas de sinalização espalhadas pelo Cento de Chapadinha. Andar na contra-mão e avançar o sinal vermelho também renderão multas. As fiscalizações começaram hoje.”

Comento.

Diria que mesmo sendo um bom começo, não posso deixar de observar que sempre que as autoridades municipais ousam promover ações do tipo o Ministério Público sempre entra como “ordenador” ou como avalista das medidas. O recado é esse: "desculpa por estarmos cumprindo nossa obrigação, mas a culpa é da Promotoria." Como se precisasse do MP para multar quem desrespeita a lei e desobstruir vias públicas. Ainda bem que existe Ministério Público e um dia, talvez por graça deste, alguém se lembre de fiscalizar a habilitação de condutores.   

Foto: William Fernandes    

Nenhum comentário: