terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Presidência: Voto Aberto, Antecipação e Fogo de Caieira no Debate da Câmara


Longe de temas verdadeiramente importantes, como fogo de caieira, arde nos bastidores da política o debate sobre mudanças na regra de eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Chapadinha. Entre as mudanças estaria a possibilidade de reeleição no mesmo mandato, voto aberto e antecipação da votação de dezembro para junho de cada biênio.

Mesmo sem revelar posição oficialmente, as conversas indicam que a base aliada e o governo defendem as mudanças sem explicar qual o ganho com as medidas.

Sobre a reeleição há bons argumentos a favor. Se a reeleição é regra para prefeito até presidente da república, nada contra que os parlamentos adotem mesmo entendimento.

A controvérsia aumenta quanto ao voto aberto e complica de vez no que tange a antecipação de eleição em 6 meses.

Quase como uma lei natural da política, todo prefeito deseja um presidente de câmara aliado, quanto mais íntimo melhor e o voto aberto é um mecanismo de controle de um poder sobre outro. O voto aberto surfa no argumento simpático de que o povo precisa saber como vota o seu representante, mas acaba levando o parlamento ao naufrágio da interferência em suas escolhas. Em outras palavras: com voto aberto os vereadores perdem o poder de decisão à base da pressão e o papel de fiscalizar desce no ralo da submissão transmitida ao vivo e enquanto incautos não se ligam na alternância que faz de quem é governo hoje, oposição mais adiante. Simples assim.

Pior é a antecipação! Tão ruim que ninguém consegue explicar o porquê. Qual o ganho social em trazer a votação de dezembro para junho? Neste ponto não existe argumento lógico possível para além de tramas, golpes e outros interesses inconfessáveis.

Com a urgência das mudanças de regras de eleição da presidência, em detrimento de temas mais relevantes para a cidadania como código tributário, regras de posturas urbanas, análise do sistema de previdência municipal e outros, a Câmara parece querer encerrar 2017 a fim de se diminuir.    


Nenhum comentário: