sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Com Escola Digna em Turiaçu, Alunos Escapam do Sol na Cabeça e se Dedicam aos Estudos


Uma equipe de secretários do Governo do Maranhão vistoriou uma série de obras e investimentos na cidade de Turiaçu nesta quinta-feira (14). São escolas, praça, assistência social e outras ações que serão inauguradas oficialmente em breve. Entre elas, está a Escola Municipal Tauá, no Povoado que leva o mesmo nome. Ela significa uma mudança radical na vida dos alunos. 

Antes de ter sede própria, a escola funcionava com turmas em três lugares diferentes - duas casas alugadas e uma sala cedida da escola de educação infantil. Isso fazia com que os alunos tivessem que se deslocar continuamente. 

“Eles tinham que se locomover daqui até lá em cima para assistir aula; e na hora do lanche tinham que voltar no sol quente com muita dificuldade”, conta a gestora da escola, Genilce dos Santos Oliveira.

“Antes a gente saía da escola que era alugada para vir pra escola merendar no sol, e era muito quente, aí a gente tinha essa dificuldade”, diz a aluna Fabíola Alves Assunção, de 13 anos. 

Ela acrescenta que agora o foco é nos estudos: “Fazia muito calor na sala, não tinha ar condicionado e nem ventilador. Agora a gente não vai mais ter essa dificuldade”. A nova sede comporta 159 alunos e está toda equipada.



Mais Escolas

No Povoado de Jamari dos Pretos foi vistoriada uma escola de ensino médio com três salas de aula para 35 alunos. Trata-se de um Centro de Formação Quilombola por Alternância Raimundo Sousa. Isso significa que os alunos passam 15 dias em internato e 15 dias em casa. Para isso, a escola conta com alojamento para os estudantes. 

“A reforma estava paralisada desde 2009. É uma unidade muito importante para a comunidade, que não tinha escola de ensino médio”, diz a secretária adjunta de Educação, Nádia Dutra. 

Antiga Sala de Aula

A gestora da escola, Lindionora Ribeiro, conta que antes os alunos precisavam sair da comunidade para concluir o ensino médio. “Esta escola é uma conquista de muita luta”, afirma. 

Na sede de Turiaçu, os secretários visitaram a Escola Paulo Ramos, na sede, que estava sem melhorias desde 1993 e foi totalmente reformada. “A situação era péssima, já havia até sido interditada pelos Bombeiros. Por não ter condições de continuar com as atividades do ano letivo de 2016 e 2017, a gente solicitou a reforma da escola. Fomos atendidos e estamos agora com a tão sonhada escola reformada”, conta o gestor da unidade, Eliel Ribeiro.

Os secretários também vistoriaram a obra da Escola Digna Professor Raimundo Cardoso, no Povoado Santo Antônio. 



Nova praça, nova vida

A Praça Benedito Leite, na sede de Turiaçu, também será inaugurada por Flávio Dino. É a primeira praça com equipamentos e brinquedos para a população. Foram investidos mais de R$ 500 mil na urbanização e na adequação do espaço. “O governador Flávio Dino fez a praça para todas as crianças”, diz Maria Clara, de 9 anos. 

Novo hospital

Os secretários também visitaram o Hospital Municipal de Turiaçu, uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado e que está em fase de conclusão. “Estamos fazendo a vistoria final para que ele funcione em sua plenitude”, diz o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula. 

O hospital será entregue para a prefeitura em janeiro e receberá aporte mensal de R$ 300 mil para ajudar no custeio. São 50 leitos no prédio.

CRAS

A equipe ainda esteve no prédio do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o 118º já concluído pela atual gestão. Francisco Júnior, subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, diz que “a gente conseguiu reequipar a assistência social no governo Flávio Dino. O CRAS é de suma importância porque ele é a porta de entrada da assistência social".

Mais entregas

O secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, diz que muitas outras obras já foram realizadas no município pelo governador Flávio Dino, como dez quilômetros do Mais Asfalto. “E outras ações virão. Brevemente o governador virá para entregar obras importantes que foram vistoriadas hoje”, acrescenta. 

Para o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a série de investimentos em Turiaçu é “para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população em um município que historicamente foi esquecido e agora é visto pelo governo Flávio Dino”.

Nenhum comentário: