terça-feira, 28 de agosto de 2018

Deu no G1: Maranhão é citado como bom exemplo de redução da violência




O portal G1, da Rede Globo, exaltou mais uma vez os feitos do Maranhão sob o comando de Flávio Dino. Depois de eleger o maranhense como o governador mais eficiente do Brasil, o site publicou, nesta terça-feira, 28, atualização do Monitor da Violência, que mostra o estado como exemplo de redução de criminalidade.
De acordo com o portal, a engrenagem que vem fazendo o Brasil bater recordes sucessivos de mortes intencionais violentas desde 2014 continuou girando em alta velocidade no primeiro semestre deste ano.
Ele destacou que, mais uma vez, a situação é mais grave nos estados das regiões Norte e Nordeste, que ocuparam as dez primeiras posições do ranking nacional de homicídios. A análise traz a situação dos estados das regiões e suas dificuldades.
O G1 destaca ainda que, apesar do sinal amarelo seguir aceso, alguns estados vêm conseguindo resultados consistentes na redução das taxas de homicídios. Paraíba e Maranhão, no Nordeste, Rondônia, no Norte, e Espírito Santo e Brasília são cinco exemplos.
“As autoridades afirmam ter melhorado a governança por meio de estratégias traçadas a partir de análise criminal, que concentrou o foco das polícias nos locais mais violentos do estado – tendo atenção especial à investigação dos homicidas. Esses casos parcialmente bem-sucedidos mostram que a redução das taxas não é uma utopia e pode ser alcançada em prazo curto, desde que enfrentada com políticas públicas adequadas”, diz trecho da matéria.
No Maranhão, sob o comando de Flávio Dino, mais de três mil novos policiais foram incorporados para ajudar na segurança. Mais de mil viaturas foram adquiridas, além da descentralização dos comandos, investimentos em armamento, modernização das forças policiais, valorização salarial e promoções foram fatores primordiais para a diminuição da violência que é atestada por todas as instituições que medem os números.
Desde que se iniciou o massivo investimento em segurança pública no Maranhão durante o governo Flávio Dino, a cidade de São Luís deixou a lista das cidades 50 cidades mais violentas do mundo depois de vários anos figurando no rol.


Nenhum comentário: