quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Morto e Idoso de Mais de 100 Anos Matriculados em Vargem Grande Levantam Suspeita de Fraude

Repórter Josenaldo Soares visitando túmulo do aluno matriculado
 

Numa escola de Vargem Grande, mais precisamente na Escola Municipal Cloves Rodrigues Viana, localizada no povoado Boi Manso, quando a professora chama pelo nome do aluno Antonio Rodrigues Silva nunca se ouviu um: “presente professora”!.

O silêncio do aluno tem um motivo triste e curioso, Antonio não pode responder à chamada porque está morto e enterrado em cemitério do povoado Murici. O aluno morto que está matriculado na Rede Municipal de Ensino de Vargem Grande é mais um caso denunciado em suposto esquema fraudulento que inflou a quantidade de alunos e teria gerado acréscimo irregular de mais de 7,5 milhões de reais nas contas da Educação da gestão do prefeito Carlinhos Barros.


Escola fechada que teria alunos matriculados só no papel

Ainda de acordo com a denúncia há 1.500 alunos matriculados em escolas que se encontram fechadas, crianças com duas matrículas nos mesmos turnos indicados e idosos com mais de 100 anos de idade.

Em novembro de 2019 uma matéria do Fantástico chamou atenção para práticas idênticas às denunciadas em Vargem Grande. “Segundo as investigações, o golpe é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. A outra fraude é a criação de alunos fantasmas”, disse a reportagem na época.

Uma representação impetrada junto a Procuradoria Federal, CGU e Polícia Federal contra o prefeito e o secretário de educação de Vargem Grande traz mais detalhes, atualizações de valores relacionados à suposta fraude e farta documentação que o blog teve acesso (e se encontra em análise) indica conteúdo bombástico sobre o tema.

O Blog procurou a Prefeitura de Vargem Grande e a Secretaria de Educação do Município, que preferiram não se pronunciar sobre a denúncia.     


                                                             Print da Representação

Nenhum comentário: