sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Secretário de Estado Jowberth Alves Visita Assentamento Canto do Ferreira e Anuncia Investimentos


 

Na tarde desta quinta-feira (28), o secretário Jowberth Alves, da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária – SETRES, visitou a Associação das Quebradeiras de Coco do Canto do Ferreira para acompanhar o desenvolvimento do Programa Maranhão Mais Justo e Solidário implantado na localidade e que visa incrementar a cadeia produtiva do babaçu.

Na ocasião o secretário Jowberth Alves anunciou também que em breve será publicado um edital para compras de produtos da Economia Solidária, no montante de R$1 milhão para todos os empreendimentos do Maranhão. A iniciativa visa aumentar o suporte às atividades produtivas dos empreendimentos coletivos, com previsão de cerca de 3,5 milhões de reais que serão investidos no setor em outra etapa do programa, com previsão para acontecer no período de agosto a dezembro de 2020.

Além das ações de fomento por todo o estado, o secretário também anunciou que a SETRES-MA estará realizando a compra de painéis solares para a doação a Associação, que possui duas Agroindústrias de Beneficiamento do Babaçu e que produzem diversos produtos a partir do fruto. Com a aquisição do sistema de energia solar, pretende-se reduzir significativamente o consumo de energia elétrica de fontes pagas, reduzindo assim o custo final de seus produtos.

A presidente Gracilene Cardoso, agradeceu o secretário Jowbert pela conquista para o coletivo e destacou sua relevância para a produção: "É de muita importância que o governo nos enxergue e nos dê espaço para colocar nossas demandas. O secretário Jowbert Alves está de parabéns pela gestão e pela humildade de sempre estar disponível para ouvir e acolher as demandas do nosso grupo. Nossa atividade ficará mais barata para produzir, pois não pagaremos mais uma conta de luz com valores absurdos. Em nome de todas as nossas sócias, eu agradeço sua sensibilidade em atender nossa demanda", declarou a presidente.

 

Até o final do de 2020 a SETRES produzirá um documentário com a participação de diversos grupos de economia solidária do estado, para promover a divulgação para novos mercados e consumidores. Um dos grupos a participar, será a Associação das Quebradeiras de Coco do Canto dos Ferreiras, onde mostrará um pouco da sua história e lida em defesa do babaçu e da agricultura familiar.

 

Na comitiva do secretário, estavam também a secretária Palmira Lima, da Secretaria Municipal de Trabalho e Economia Solidária, Carlos Lima (engenheiro e responsável pelo setor de projetos da SETRES), Juvenal Neres (técnico da SEMED e militante da Articulação Semiárido Brasileiro-ASA) e Tiago Jansen (técnico da SETRES).

Informações: SETRES/Tiago Jansen


Nenhum comentário: