quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Com Ausência de Isalena, Vânia e Netinho, Governo Não Consegue Votar Contas de Magno e Passa Vergonha na Câmara


 

Não deu certo a sessão que os vereadores da base do governo Belezinha pretendiam votar as contas de Magno e deixar o ex-prefeito inelegível. Com menos vereadores que o necessário para colocar a apreciação das contas em votação o presidente iniciou a sessão e teve encerrar logo em seguida.

Os cinco vereadores da oposição se retiraram porque divergiram o rito adotado pelo presidente para a sessão. Os parlamentares da oposição se diziam dispostos a votar as contas do ex-prefeito, mas queriam usar falas do pequeno e do grande expediente para debater os temas como o 14º salário, abonos do FUNDEB, renegociação de dívidas de previdência, alterações que atingem os agentes de trânsito e outros assuntos, o que de acordo com eles o presidente Tote falou que não seria possível.

Em protesto contra a decisão do presidente os cinco da oposição se retiraram do plenário antes do início da sessão. Com a saída do bloco oposicionista permaneceram em plenário apenas 7 do mínimo de 10 presentes que o regimento interno exige para colocar contas de ex-gestores em pauta.

Três vereadores da base governista também deixaram de comparecer. Os vereadores Isalena Aguiar / PC do B, Netinho Gedeão / Cidadania e Vânia Cristina / PTB faltaram à sessão e foram decisivos para a falta de quórum que acabou impedindo o início da sessão e adiando a votação das contas de Magno.

A opção pelo não comparecimento dos três governistas gerou de imediato fortes especulações. Isalena Aguiar já vinha demonstrando distanciamento da base governista deste a sessão anterior, tendo sido matéria de blogs aliados de Belezinha questionando sua ausência.  Apesar de ainda não terem se manifestado a respeito, Vânia Cristina foi secretária de educação de Magno Bacelar e Netinho tinha forte ligação pessoal com o ex-prefeito e podem ter decidido não votar contra Bacelar.

No final, a base governista bateu cabeça, mudou a pauta, não garantiu maioria pra impor sua vontade, apareceu dividida, passou vergonha e abriu crise com desfecho imprevisível. Coisa de gênio da articulação política, não é mesmo?...

Nenhum comentário: