quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Votos da Oposição Aprovam Aumento do Orçamento e Garantem 14º Salário. Luta por 15º e 16° Continua.


 

A Câmara Municipal de Chapadinha teve no dia de hoje a sessão mais movimentada do ano de 2021 com a apreciação de projetos de ajuste no orçamento e autorização para pagamento de salários extras com base no rateio de 70% das verbas do FUNDEB. 

No primeiro projeto, com base no que chamou de excesso de arrecadação, prefeitura pediu modificação no orçamento para poder gastar mais 22 milhões no orçamento da educação. Um acordo entre oposição e governo retirou um artigo que previa efeito retroativo à autorização.   

Com o acordo o efeito retroativo foi retirado e o projeto foi aprovado por unanimidade. O governo tinha 9 dos 10 votos que precisava, mas a oposição resolveu aprovar para não impedir o 14º salário. Com voto de Lara Furtado, Mônica Pontes, Vera, Josenildo e Júnior Carneiro foi aprovado o crédito suplementar ao orçamento e a prefeitura ficou autorizada a pagar valores extras na forma de salários ou abonos, a realizar obras e outras despesas.

Os projetos que visam garantir pagamento de 14º salário com possibilidade de virar 15º e ainda 16º para os servidores devem entrar na sessão da próxima quinta-feira, dia 16.

A oposição ainda conseguiu um compromisso de evitar pagamento de férias antes do reajuste do salário da categoria. “Depois de ouvir a categoria dos profissionais da educação, os vereadores abaixo assinados firmam compromisso de interceder junto ao Poder Executivo para que se evite adiantar quais verbas referentes a terço de férias ou qualquer outra remuneração reverente às obrigações de 2022 antes do reajuste salarial previsto pelo FUNDEB para o próximo exercício”, diz o documento que foi assinado por 13 vereadores, pela diretoria do sindicato e lideranças dos professores.

“Poderíamos ter votado contra impondo derrota ao governo que não tinha os votos pra aprovar, mas com nosso gesto garantimos o 14º e agora vamos tentar garantir o efetivo pagamento dos 70% na forma de salários ou de abono”, enfatizou Júnior Carneiro, líder da oposição.

Nenhum comentário: